Concepção e ação curricular nas obras de Paulo Freire/Concept and curriculum action in Paulo Freire's work
Resumo
Resumo Estuda os pressupostos freireanos que perpassam pela ação curricular e prática pedagógica e abordam a formação do professor. Trata dos primeiros escritos de Paulo Freire sobre a construção do conhecimento e sobre a prática curricular que ao longo da produção se materializa como prática pedagógica, e que sistematizada, promove a formação do homem por meio da ação consciente para a transformação. A pesquisa de caráter bibliográfico tem como questão central a análise crítica dos fatores/categorias conceituais, construídas por Freire nas primeiras obras e escritos individuais no exílio, e que implicam no processo e prática curricular. Objetiva responder os conceitos curriculares expressos nas obras publicadas entre 1964 e 1980 e relacionados a prática curricular. Mapeia a ação de ensino e indica elementos curriculares que fundamentam a prática pedagógica. Analisa fatores/categorias conceituais, construídos por Freire nas primeiras obras e escritos individuais tendo como referência as teorias de currículo e conceitos dos autores de base do campo curricular. Conclui que há um pressuposto freireano de currículo porque sistematiza o ambiente educacional com o saber e a relação pedagógica estabelecida no espaço educativo e que objetiva a aprendizagem crítica e consciente para a transformação do sujeito coletivo. O pressuposto freireano de currículo é atemporal, pois contém para além dos elementos tradicionais os elementos críticos e pós-críticos sistematizados pelos curriculistas do campo que influenciam e são influenciados por Paulo Freire. Palavras-chave: Currículo. Epistemologia. Prática Educativa. Concept and curriculum action in Paulo Freire's work Abstract This study is about Freire's assumptions, between 1964 and 1980, which passes through curriculum action and pedagogical practice. The historical and dialectical method is adopted to understand the set of Freire's work, individually written in exile, in its historicity and that characterizes ontological concept, method of analysis and praxis. It is a bibliographic research, has as main question the critical analysis of the conceptions and categories, constructed by Freire in his first works that involve curricular process and practice. It concludes the curriculum practices found in Freire's work are the action of reality appropriation (knowledge and awareness), the creation to be in life through the existential situation (overcoming), and systematization of experienced knowledge with theory (culture). Keywords: Curriculum. Epistemology. Educational Practice.Downloads
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