A relação famí­lia e escola: desafios para a gestão escolar

Autores

  • Tania Mara Tavares da Silva UNIRIO
  • Elisangela da Silva Bernado UNIRIO

Resumo

Há algum tempo que a obra de Arií¨s (1981) sobre a História da Infância foi se tornando bibliografia obrigatória para quem escrevia não só sobre o tema, mas também sobre a relação entre famí­lia e escola dado que o autor mostrou em seu texto, como esta aliança foi importante para solidificar a educação escolar. No entanto, ao que parece, no âmbito escolar, a forma de se pensar a relação famí­lia e escola ainda não absorveu as mudanças e transformações da famí­lia. Levando em conta o panorama descrito nosso objetivo é ampliar o que já descrevemos em outros trabalhos e especificamente para esse texto iremos elaborar propostas factí­veis para se pensar a relação famí­lia e escola na contemporaneidade. Como metodologia de análise, tomaremos por base (i) a obra de Lasch (1991) sobre o papel dos especialistas na eficácia parental; (ii) os conceitos de Elias (1990) sobre compromiso y distanciamento e (iii) alguns textos produzidos como trabalhos finais para o curso de especialização "Escola de Gestores" cujo tema para o projeto de intervenção do gestor foi melhorar a relação famí­lia e escola. A partir destes trabalhos e das obras citadas esperamos obter como resultado a elaboração de um texto que possibilite construir algumas propostas para que a aliança entre famí­lia e escola possa ser refeita dado que os textos dos gestores demonstram que é uma realidade no âmbito escolar o embate entre escola e famí­lia onde cada uma acusa e culpa a outra pelo fracasso escolar.

Biografia do Autor

Elisangela da Silva Bernado, UNIRIO

Pós-Doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado (2008) e Mestrado (2003) em Ciências Humanas/Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), na Linha de Pesquisa Polí­ticas, História e Cultura em Educação, e do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO).

Publicado

10-03-2016

Como Citar

Silva, T. M. T. da, & Bernado, E. da S. (2016). A relação famí­lia e escola: desafios para a gestão escolar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 297–321. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1367

Edição

Seção

Artigos