Uma problematização sobre o papel do professor em ambiente hospitalar: divergências e convergências entre as instituições hospital e escola./A problematization about the teacher"s role in hospital environment: divergence and convergence between hospital a
Resumo
Resumo Este artigo problematiza como a escrita realizada em Memoriais vem funcionando como uma técnica de si na produção de modos de subjetivação docentes em um Curso de Licenciatura em um Instituto Federal no estado do Rio Grande do Sul. As análises foram realizadas a partir das teorizações foucaultianas, investigando os discursos que atravessam os Memoriais e de que modos esses indivíduos são tomados como objetos de conhecimentos e, ao mesmo tempo, subjetivados a partir dessa técnica específica. A partir disso, esses memoriais podem ser vistos como uma materialidade de regimes de verdade no campo da educação profissional na contemporaneidade. Diagnosticou-se, assim, uma escrita operada como exame de consciência e confissão por meio do discurso da vocação, conscientização, inclusão e do discurso da qualidade/mercado de trabalho, produzindo nesses alunos em processo de formação docente uma relação consigo mesmo que assume o lugar messiânico de conscientização e salvação social das novas gerações. Não se tratou de buscar completamente outra coisa nesse espaço da formação de professores, nem mesmo de denunciar essas práticas como equivocadas, mas discutir a necessidade de criação de algumas brechas para a problematização sobre a existência de outros modos em se tratando da docência, para além dos discursos de salvação. Palavras-Chave: Formação de professores. Instituição hospitalar. Instituição escolar. Ação docente. A problematization of teaching subjectivation from writing taken as a technique of the self Abstract The purpose of this essay was to discuss the teacher's role in the process of hospital schooling. The debate focused on the relations of this professional"s action in a different institutional space (the hospital) than that implicated in his process of traditional formation (the school). The analysis was based on the main points of convergence discussed in the relevant literature, especially regarding the key issues outlined in this professional"s exercise (Oliveira, 2010; Covic, 2003). The intention is to relate these points of convergence to the demands of teachers working in the hospital. To problematize the teacher"s practice outside school environment, the teacher"s role was discussed approaching the idea of action developed by Hannah Arendt in The human condition (2007). Finally, was discussed the idea of interface between the two institutions involved in schooling at hospitals, that is, the hospital and the school. That argument is what allowed to reflect on the teachers" exercise in a way that it was not reduced to professional formation restricted to school, but to aim, above all, a formation with emphasis on the action of this professional, no matter the space in which he shall exercise his function. Keywords: Teacher"s formation. Hospital institution. School institution. Teacher action.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:
I. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos e com os termos e diretrizes a seguir;
II. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;
III. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá;
IV. É responsabilidade do(s) autor(es) assegurar que o manuscrito não contenha elementos que revelem sua identidade, garantindo a revisão cega durante o processo de avaliação por pares. Para isso, devem ser adotadas as seguintes medidas: remover nomes de autores, afiliações institucionais e quaisquer informações pessoais do corpo do texto e das notas de rodapé; substituir referências à própria produção por termos neutros, como “Autor(a)” ou “Autor(a), ano”, evitando citações que permitam a identificação; nomear o arquivo de submissão de forma neutra, sem mencionar o nome do(s) autor(es); e excluir metadados do documento que possam identificar a autoria (ex.: propriedades do arquivo em editores de texto).
V. O responsável pela submissão deve certificar-se do preenchimento completo e correto das informações de todos os colaboradores, conforme solicitado no sistema de submissão, incluindo: nome completo, filiação institucional atualizada, e-mail, link para o currículo Lattes (para participantes brasileiros), ORCID e minicurrículo;
VI. O(s) autor(es) comprometem-se a submeter o manuscrito utilizando exclusivamente o template oficial disponibilizado pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), assegurando o cumprimento integral das normas de formatação exigidas. Isso inclui a padronização de margens, fonte, espaçamento, estilo de citações e referências bibliográficas, conforme descrito nas Diretrizes para Autores. Submissões fora do padrão estabelecido poderão ser rejeitadas ou devolvidas para ajustes antes do encaminhamento à avaliação por pares.
VII. Caso tenha sido utilizado algum recurso de inteligência artificial (IA) durante a elaboração do manuscrito, o(s) autor(es) deve(m) declarar esse uso, seguindo as orientações do template e da seção "Declaração de Direito Autoral", disponíveis nesta página.