A série Glee e o fascí­nio das monstruosidades no cenário escolar

Autores

  • Renata Silva Pamplona Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Nilson Fernandes Dinis Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

Este artigo parte da provocação da noção de monstruosidade com objetivo de discutir como essa dimensão funciona enquanto intimidação da estabilidade identitária, principalmente, da identidade sexual e de gênero. Analisar-se-á como a noção de monstruosidade é imputada às pessoas que ousam romper com os convencionais estereótipos e dicotomias de gênero presentes no contexto escolar. Será utilizado como análise o contexto escolar da série televisiva Glee, criada pelo diretor americano Ryan Murphy. A série ficcional se passa na cidade de Lima, em Ohio, e retrata os conflitos de um grupo de estudantes considerados marginalizados, que se reúnem em um coral, como forma de empoderamento. O coral é liderado pelo professor de espanhol William Schuester, que é um ex-aluno da mesma escola, e parece passar pelos mesmos conflitos que os/as estudantes. O foco, mais precisamente, é o episódio Rocky Horror Glee Show, inspirado no famoso musical e no filme Rocky Horror Picture Show. Parte-se da consideração de que naquele espaço educacional retratado na série se configura um espaço de produção de identidades e do conceito de monstruosidade. Nessa perspectiva, caberá questionar pelas semelhanças, aproximações e distanciamentos entre as experiências vivenciadas em instituições escolares na contemporaneidade e as apresentadas pela escola fictí­cia da série Glee.

Biografia do Autor

Renata Silva Pamplona, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Educação. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, realizando pesquisa na área de Educação, Gênero e sexualidade.

Nilson Fernandes Dinis, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

É professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência nas áreas da Educação e da Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero; sexualidade e educação; pedagogia queer; currí­culo; mí­dia e educação; infância; produção da subjetividade; grupos minoritários de resistência; subjetividade e imaginário (literatura, teatro e cinema).

Publicado

17-01-2017

Como Citar

Pamplona, R. S., & Dinis, N. F. (2017). A série Glee e o fascí­nio das monstruosidades no cenário escolar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(36), 117–134. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1265

Edição

Seção

Artigos