Dispositivo, gênero e diversidade sexual: uma incursão teórica
Resumo
Caracterizado como um exercício teórico, este artigo visita o conceito de "dispositivo" em Michel Foucault, Gilles Deleuze e Giorgio Agamben e articula suas proposições com as de alguns de seus comentadores, tendo como foco a problematização da produção de subjetividades. Em seguida, articula-se o conceito de "dispositivo" ao conceito de "gênero" nas formulações de Judith Butler, com especial ênfase à radicalidade do dimorfismo sexual hoje atuante nas sociedades ocidentais. Desta articulação, derivam-se os elementos para a proposição de uma discussão pertinente para a diversidade sexual na educação. Argumenta-se que os discursos sobre diversidade sexual precisam levar em consideração as operações normativas, normalizadoras e excludentes por meio das quais o "gênero" atua como "dispositivo" regulador da categoria de humanidade, à qual se vincula o conjunto de direitos "humanos" consagrados à heteronormatividade. Assim, trata-se de discutir as implicações das diferentes vertentes teórico-políticas que encampam as discussões sobre diversidade à luz da atuação do gênero como "dispositivo" produtor e regulador da categoria de humanidade. Apoiando-se nas discussões de autores e autoras que problematizam a matriz hegemônica multiculturalista, que nos mais das vezes domina os discursos sobre diversidade sexual na escola, esta breve incursão teórica sugere a necessidade de ressignificar as categorias de humanidade e democracia presentes nas discussões sobre diversidade sexual na educação.Downloads
Publicado
14-09-2016
Como Citar
Zago, L. F., & Sacchi, L. H. (2016). Dispositivo, gênero e diversidade sexual: uma incursão teórica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 322–340. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1236
Edição
Seção
Artigos