64 YEARS OF Social Representations Theory in Brazil of Social Commitment

Autores

Palavras-chave:

Representações sociais. Educação. Psicologia social.

Resumo

Este ensaio examina o desenvolvimento e o compromisso social da Teoria das Representações Sociais (TRS) no Brasil ao longo de 64 anos (1961-2025), com foco na apropriação e reelaboração pela academia, especialmente em Psicologia Social e Educação. A reflexão coloca em relevo o papel da TRS como uma ferramenta crítica e transformadora, apta a desvendar as realidades sociais e, particularmente, a contribuir para as análises das subjetividades no âmbito educacional e da saúde.  O manuscrito também explora como os estudos brasileiros em representações sociais se consolidaram por meio de grupos de pesquisa e associações, impulsionando um movimento de resistência intelectual e inovação científica. Ao final, reforça-se o compromisso ético-político da TRS no Brasil, que visa não apenas compreender, mas também modificar as estruturas sociais injustas, com ênfase no papel fundamental da educação para a transformação social.

Biografia do Autor

André Felipe Costa Santos, UEG

Doutor em Educação. Professor da UEG.

Clarilza Prado Souza, PUC-SP

Dra. em Educação. Professora PUC-SP.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, UNITAU

Doutora em Educação. Professora da Universidade de Taubaté.

Patrícia Ortiz Monteiro, UNESA

Doutora em Ciências Ambientais
Professora do Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá -RJ e em Desenvolvimento Humano e Educação da Universidade de Taubaté -SP

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Publicado

29-05-2025

Como Citar

Costa Santos, A. F. ., Prado Souza, C., Querido de Oliveira Chamon, E. M. ., & Ortiz Monteiro, P. (2025). 64 YEARS OF Social Representations Theory in Brazil of Social Commitment. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11932

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)