Formação docente no Estado do Rio de Janeiro:

processo formativo e o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Autores

Palavras-chave:

Estado do Rio de Janeiro, Processo formativo docente, Análise Crítica do Discurso

Resumo

Como estão organizados, curricularmente, os cursos de formação de professores no Estado do Rio de Janeiro? Atualmente, quais devem ser os componentes curriculares essenciais no processo formativo docente que contemple o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto de sala de aula? Este trabalho busca responder a estas questões, tendo como objetivo analisar as imbricações entre formação inicial de professores no Estado do Rio de Janeiro, nomeadamente, no que se refere, ao uso intensivo das TDIC na Educação. Metodologicamente, a interpretação do corpus documental está amparada na análise faircloughiana por focalizar não somente as relações de poder no discurso, mas, sobretudo, as práticas discursivas de uma sociedade ou de uma instituição. Os resultados revelam que ainda existem lacunas quanto à articulação entre teoria e prática, baixa oferta de disciplinas no campo das TDIC, além de adequação insuficiente dos currículos às demandas contemporâneas.

Biografia do Autor

Andréa Villela Mafra da Silva, UNESA/PPGE- ISERJ/FAETEC

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Pedagogia pela UNIRIO, onde também cursou o Mestrado em Educação na linha de Subjetividade, Cultura e História da Educação. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, Coordenadora Institucional de Pesquisa, Extensão e Memória - DESUP/FAETEC (DIRSUP). Coordenadora do NITC (Núcleo de Inovação, Tecnologia e Ciência) vinculado   Diretoria de Educação Superior - DESUP/FAETEC (DIRSUP). Coordenadora Institucional do PIBID (2020-2022); (2022-2024). Professora na Graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação em Gestão Integrada no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá na Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. Membro da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Parecerista Ad-hoc do GT 13. Líder do NIPTecEdu Luso-Brasileiro (Núcleo de Investigação e Pesquisa de Tecnologia Educativa Luso-Brasileiro), vinculado   Universidade do Minho (Portugal). Líder do grupo de pesquisa Formação de Professores e Tecnologias Educacionais/FORPROTEC/FAETEC-CNPq. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo/GEPAC/UNIRIO-CNPq.

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Publicado

29-05-2025

Como Citar

Mafra da Silva, A. V. (2025). Formação docente no Estado do Rio de Janeiro: : processo formativo e o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11800

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)