Perspectivas de inovação pedagógica na escola básica: problematizando a reforma do Ensino Médio
Palavras-chave:
Inovação Pedagógica, Ensino Médio, ReformaResumo
Este artigo tem por objetivo analisar a perspectiva de inovação pedagógica para o Ensino Médio brasileiro a partir da reforma aprovada pela lei nº 13.415/2017. O percurso investigativo compreende pesquisa bibliográfica e documental explorando o pressuposto de inovação subjacente ao documento regulamentador da reforma e as configurações que essa perspectiva reflete na formação dos jovens brasileiros. O texto está estruturado em quatro partes: introdução, primeira e segunda seção e conclusões. A primeira seção abriga um diálogo teórico-conceitual acerca de inovação pedagógica. A segunda seção explora a vertente de inovação presente nas reformas educacionais. As conclusões apresentam os achados do diálogo empreendido na essência e dinâmica do que se constitui inovação na reforma do Ensino Médio. Nesse sentido, a concepção de inovação, encontra-se distante de um contexto mais amplo. O formato da inovação na política de formação da juventude se restringe a destinação de subsídios tecnológicos, sem diálogo com a realidade.
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