Perspectivas de inovação pedagógica na escola básica: problematizando a reforma do Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Inovação Pedagógica, Ensino Médio, Reforma

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a perspectiva de inovação pedagógica para o Ensino Médio brasileiro a partir da reforma aprovada pela lei nº 13.415/2017. O percurso investigativo compreende pesquisa bibliográfica e documental explorando o pressuposto de inovação subjacente ao documento regulamentador da reforma e as configurações que essa perspectiva reflete na formação dos jovens brasileiros. O texto está estruturado em quatro partes: introdução, primeira e segunda seção e conclusões. A primeira seção abriga um diálogo teórico-conceitual acerca de inovação pedagógica. A segunda seção explora a vertente de inovação presente nas reformas educacionais. As conclusões apresentam os achados do diálogo empreendido na essência e dinâmica do que se constitui inovação na reforma do Ensino Médio. Nesse sentido, a concepção de inovação, encontra-se distante de um contexto mais amplo. O formato da inovação na política de formação da juventude se restringe a destinação de subsídios tecnológicos, sem diálogo com a realidade.

Biografia do Autor

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017.  Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional

Denise Teberga Mendanã, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá – UNESA (2023). Atua como professora dos anos iniciais da Educação Básica na rede pública de ensino. Atualmente é bolsista supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com projeto de alfabetização.

Émina Márcia Nery dos Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Realizou estágio de pós- doutorado na Université de Tours (França). Doutora em Ciências Sócio Ambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação (currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá. Possui graduação em Pedagogia pela UFPA e em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é professora Titular da UFPA, com disciplinas ligadas a Educação em Direitos Humanos, Gestão Educacional, Legislação Educacional e Política Educacional. Foi coordenadora do Planos de Ações Articuladas (PAR) que auxiliou os municípios dos estados do Pará na elaboração, monitoramento e acompanhamento de suas ações. Coordena o Grupo de Estudos em Educação em Direitos Humanos (GEEDH) vinculado ao Programa de pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), além de ser associada da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da rede de pesquisa internacional InterUniversidades.

NÚCLEO DE ALTOS ESTUDOS AMAZÔNICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ filiação institucional atual: PROFESSORA TITULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Maria do Socorro Vasconcelos Pereira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará - PPGED/UFPA, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará - NEB/UFPA, sob a condição de Estágio Pós-Doutoral,

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Publicado

12-09-2025

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)