Qualidade da educação e a formação dos professores: entendimentos e desafios
Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional docente, Formação continuada de professores, Formação de professores, Qualidade na educação, Educação de qualidadeResumo
A qualidade da formação que os professores recebem vem sendo associada à qualidade do ensino que é oferecida aos alunos no contexto das escolas e, por consequência, ao sucesso escolar. No escopo da temática da formação de professores, arena de profundos debates e críticas, observa-se no discurso, especialmente de organismos e instituições internacionais, argumentos em defesa da relevância da “boa formação” como imprescindível para a oferta de uma educação dita “de qualidade”. Esse ensaio teórico discute os diferentes posicionamentos sobre a qualidade na educação e as expectativas depositadas na formação continuada dos professores a partir da seleção de autores que contribuem para a reflexão do tema. Observa-se a centralidade da responsabilização dos docentes em detrimento de uma perspectiva mais ampla e integrada dos elementos que envolvem a qualidade. Cabe reiterar a perspectiva de continuidade dos processos formativos como relevantes no que se refere a autonomia docente e quanto aos demais desdobramentos no processo ensino-aprendizagem. Contudo, dada a complexidade da teia de fatores que permeia e perpassa uma educação de qualidade, é preciso ultrapassar os discursos unidimensionais focados na formação continuada exclusivamente como suficiente e com repercussões diretas na qualidade da educação.
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