Qualidade da educação e a formação dos professores: entendimentos e desafios

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente, Formação continuada de professores, Formação de professores, Qualidade na educação, Educação de qualidade

Resumo

A qualidade da formação que os professores recebem vem sendo associada à qualidade do ensino que é oferecida aos alunos no contexto das escolas e, por consequência, ao sucesso escolar. No escopo da temática da formação de professores, arena de profundos debates e críticas, observa-se no discurso, especialmente de organismos e instituições internacionais, argumentos em defesa da relevância da “boa formação” como imprescindível para a oferta de uma educação dita “de qualidade”. Esse ensaio teórico discute os diferentes posicionamentos sobre a qualidade na educação e as expectativas depositadas na formação continuada dos professores a partir da seleção de autores que contribuem para a reflexão do tema. Observa-se a centralidade da responsabilização dos docentes em detrimento de uma perspectiva mais ampla e integrada dos elementos que envolvem a qualidade. Cabe reiterar a perspectiva de continuidade dos processos formativos como relevantes no que se refere a autonomia docente e quanto aos demais desdobramentos no processo ensino-aprendizagem. Contudo, dada a complexidade da teia de fatores que permeia e perpassa uma educação de qualidade, é preciso ultrapassar os discursos unidimensionais focados na formação continuada exclusivamente como suficiente e com repercussões diretas na qualidade da educação.

Biografia do Autor

Filipe Ferreira Martins, Universidade Estácio de Sá

Possui graduações em Letras - Português/ Inglês (2011) e Espanhol (2023), em Pedagogia (2018), em Processos Gerenciais com ênfase em Empreendedorismo (2019) e em Filosofia (2020). É Especialista em Educação Básica modalidade Ensino de Língua Inglesa (2014) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa (2015) pelo Centro Universitário Barão de Mauá (CBM) e em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar (2020) pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). É Mestre em Educação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGE/ PUC-Rio) na linha de pesquisa Trabalho Docente, Currículo, Aprendizagem e Práticas Pedagógicas. É Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/ UNESA), na linha de pesquisa Políticas, Gestão e Formação de Educadores (PGFE). Atualmente, realiza estágio pós-doutoral em Educação também junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/ UNESA), na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e da Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE), cursa graduação em Direito no Centro Universitário Anhanguera de Niterói (UNIAN), e é professor de Língua Inglesa na Prefeitura Municipal de Niterói/ RJ e na Prefeitura Municipal de São Gonçalo/ RJ. Suas principais áreas de interesse são: formação de professores, formação continuada de professores, desenvolvimento profissional docente, políticas de formação docente e práticas de formação docente.

Sonia Regina Mendes dos Santos, Universidade Estácio de Sá

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estácio de Sá- UNESA, integrando a linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (2018 a 2020 / 2021 -2022). É líder do grupo de pesquisa Didática, tecnologias e formação docente, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), tendo realizado Pós-Doutorado em Educação na USP(2011). É Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1985). De 1977 até 1994 foi professora ds séries iniciais no Municipio do Rio de Janeiro, atuando como orientadora educacional, compondo equipes responsáveis pela formação docente na área de Alfabetização e Letramento. É professora associada aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, em que foi docentes das disciplinas de Didática e Estágio docente no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação das Periferias Urbanas (de 1995-2017). Ocupou o cargo de Pró-reitora Comunitária e de Extensão na Universidade Unigranrio (2004-2018). Compõe o quadro de avaliadores dos cursos de graduação em Psicologia e Pedagogia junto ao INEP. Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: tecnologias educacionais e didática, formação de professores, e extensão universitária, tendo publicações nestas áreas. É membro do Fórum de Extensão Universitária das IES particulares (FOREXP) tendo atuado como presidente de 2016-2020, e reconduzida a presidência em agosto de 2022. Contato:profsmende@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8473-2828

Laelia Portela Moreira, Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

Pós-doutorado concluído em 2019. Pesquisa: "Descrição, Análise e Compreensão em Teses da área da Educação sobre o Prouni", desenvolvida sob a supervisão do prof. Dr. Jefferson Mainardes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação/IESAE/FGV - RJ. Especialista em Educação Não-Formal, pela Universidade Santa Úrsula- RJ. Desenvolve pesquisa acadêmica na área de política educacional e de formação de professores. Atualmente conduz uma pesquisa sobre Ações Afirmativas e Direito à Educação (financiada pela FAPERJ) que incluiu pesquisas de doutorado e de mestrado sobre o assunto. Está concluindo uma pesquisa sobre formação de professores com foco na formação continuada. É autora de capítulos em livros da série Prouni em Curso e de artigos em periódicos qualificados como Ensaio, Práxis Educativa, RieSUP, Reeduc e Retepe, entre outros. É autora do livro "Pedagogia e Construção do Conhecimento: Questões de Teoria e Método", Orientou pesquisas de mestrado e de doutorado. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNESA de julho de 2022 a dezembro de 2023, coordenou e a Comissão de Acompanhamento de Egressos do PPGE da Mesma Instituição e integrou, no ano de 2023 a comissão de autoavaliação do PPGE-UNESA. Enquanto no PPGE-UNESA mnistrou as disciplinas: "Questões Epistemológicas da Pesquisa em Educação", "Epistemologia da Pesquisa em Política Educacional", "Pesquisa em Educação". "Formação de professores: políticas, contextos e desenvolvimento profissional", "Seminário de Tese", Leitura, Escrita e Produção Acadêmica na Pós-Graduação Stricto Sensu", Geração e análise de dados na Pesquisa educacional" e, no curso de Pedagogia da Unesa, "Pesquisa e Prática em Educação". De 2012 a 2014 foi Cordenadora Adjunta e posteriormente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá e também da Linha de Pesquisa Politicas Públicas e Gestão. Foi docente e pesquisadora Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA), de fevereiro de 2010 a dezembro de 2023. Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e Formação de Educadores (PGFE). Atualmente é assessora pedagógica do Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO.

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Publicado

29-05-2025

Como Citar

Ferreira Martins, F., Mendes dos Santos, S. R., & Portela Moreira, L. (2025). Qualidade da educação e a formação dos professores: entendimentos e desafios. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11437

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)