Representaciones sociales y curso de vida: herramientas para el análisis de la situación de las Personas Adultas Mayores frente a la pandemia por COVID-19 en México
Palavras-chave:
Curso de vida, Representações Sociais, Idosos, COVID 19Resumo
Este capítulo está organizado com base nos seguintes objetivos: 1) refletir sobre a relação entre a teoria das representações sociais e a perspectiva do curso de vida como ferramentas teóricas para compreender os efeitos da pandemia de COVID 19 na população idosa. no México. 2) Descrever o contexto macrossocial em que a pandemia atinge o México e as precárias condições de vida em que a maioria dos idosos enfrenta a doença COVID 19. Estatísticas de infecções, mortes e comorbidades, o aumento do preconceito de idade associado à pandemia. 3) Rever a forma como a teoria das representações sociais tem sido utilizada para estudar a pandemia a nível subjetivo e social, com ênfase nos estudos sobre idosos. 4) Analisar, através de um estudo de caso, os contextos meso e microssociais em que se desenvolvem as representações sociais da COVID 19, que estão intimamente relacionadas com as práticas de enfrentamento da pandemia, e com as condições de vida decorrentes do curso de vida.
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