Em busca da visualidade surda: entrelaces de experiências em três projetos de pesquisa-ação no INES

Autores

  • Luiz Alexandre da Silva Rosado
  • Cristiane Correia Taveira

Palavras-chave:

Visualidade. Materialidades da comunicação. Mídias ópticas. Pedagogia surda. Surdo-memória.

Resumo

Apresentamos neste artigo um conjunto de três ações derivadas das urgências que o campo da educação de surdos nos apresentou nos últimos sete anos. Nossa abordagem metodológica se aproximou dos estudos da pesquisa-ação, com intervenção no campo e posterior reflexão, fortemente influenciada pelos princípios da mídia-educação. Reunimos algumas reflexões que consideramos necessárias para a compreensão da didática voltada à (e inventada pela) comunidade surda. Ela não é centrada no texto escrito, embora também o contenha, sendo multimodal, multissensorial e multimatricial, com linguagens derivadas e suportadas por materialidades comunicacionais diversas. É uma didática emergente, crucialmente dependente do quanto compreendemos a visualidade e seus elementos, que se apresenta como característica do tempo presente através de variadas mídias ópticas, e do cotidiano vivenciado por surdos e ouvintes em sua vida escolar e universitária.

Referências

ARNHEIM, R. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora: nova versão. 7ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

AUMONT, J. A imagem. 12ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1993.

BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. 1a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed,. 2003 [2000].

CAMPELLO, A. R.; REZENDE, P. L. F. Em defesa da escola bilíngue para surdos: a história de lutas do movimento surdo brasileiro. Educar em Revista, n. esp. 2, p. 71-92, 2014.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DESU/INES. Manual para normalização de trabalhos monográficos em Libras e Língua Portuguesa do DESU/INES. 2015. Disponível em: http://www.ines.gov.br/images/desu/ Manual-de-Monografia-em-Libras-e-LP-2015.pdf Acesso em: 10 out. 2018.

DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ELIAS, N. Mozart, sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995.

FANTIN, M. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

FARNÉ, R. Pedagogia Visuale/Visual Pedagogy. In Luigini A., International and Interdisciplinary Conference IMMAGINI? Image and between Representation, Communication, Education and Psychology, Conference 2017, 1(9), 872, 2017.

FISCHER, S. R. História da escrita. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

FLUSSER, V. A escrita – há futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.

FLUSSER, V. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

FLUSSER, V. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.

FELIPE, T. A. Bilinguismo e Educação Bilíngue: questões teóricas e práticas pedagógicas. Fórum (INES), v. 25/26, p. 7-22, 2012.

GOODY, J. A lógica da escrita e a organização da sociedade. Lisboa: Edições 70, 1987.

KARNOPP, L.; KLEIN, M.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. (Orgs.). Cultura Surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. 1ª ed. Canoas: Ed ULBRA, 2011.

KERCKHOVE, D. A pele da cultura. 1a ed. São Paulo: Annablume, 2009.

KITTLER, F. Mídias ópticas: curso em Berlim. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London, UK: Routledge, 2010.

KRESS, G., & VAN LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. London, UK: Routledge, 1996.

LADD, P.; GONÇALVEZ, J. C. A. Culturas surdas e o desenvolvimento de pedagogias surdas. In: KARNOPP, L.; KLEIN, M.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Ed. Ulbra, 2011, (p.295-329).

LEBEDEFF, T. B. Alternativas de letramento para crianças surdas: uma discussão sobre o shared reading program. In: Reunião Anual da ANPED, 30. 2007. Anais... 2007.

LEBEDEFF, T.B. Análise do reconto de histórias escritas e em língua de sinais por pessoas surdas. Tese de Doutorado apresentada no Programa de Pós- Graduação em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, 2002.

LEBEDEFF, T. B. Aprendendo "a ler" com outros olhos: relatos de oficinas de letramento visual com professores surdos. Cadernos de Educação (UFPel), 36, 175-196, 2010.

LEBEDEFF, T. B. Impressões de viagem: a cultura surda na Pennsylvania School for the Deaf. In: KARNOPP, L.; KLEIN, M.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Ed. Ulbra, 2011, (p. 263-276).

LEBEDEFF, T. B. & SANTOS, N. A. Objetos de aprendizagem para o ensino de línguas: vídeos de curta-metragem e o ensino de Libras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 14(4), s/p, 2014.

LEBORG, Christian. Gramática Visual. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 1a ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

LUCKNER, J.; BOWEN, S.; CARTER, K. Visual teaching strategies for students who are deaf or hard of hearing. Teaching Exceptional Children. v. 33, n. 3, jan., 2001, p. 38-44.

MATEUS, S. Pode uma imagem ser um argumento? Revista Famecos, Porto Alegre, n. 2, v. 23, s/p, jun-ago, 2016.

MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Editora Cultrix, 2001.

MCSILL, J.; SCHUCK, A. Cinema: roteiro. São Paulo: DVS Editora, 2016.

MITCHELL, W. J. T. What is an image? New Literary History, v. 15, n. 3, p. 503-537, 1984.

MOLETTA, A. Criação de curta-metragem em vídeo digital. 3ª ed. São Paulo: Summus, 2009.

O’REILLY, Tim. What Is Web 2.0 Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. O’Reilly Media, 2005. Disponível em: http://www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html Acesso em: 26 jan. 2018.

REILY, L. As imagens: o lúdico e o absurdo no ensino de arte para pré-escolares surdos. In: SILVA, I. R.; KAUCHAKJE, S.; GESUELI, Z. M. (Org.). Cidadania, surdez e linguagem: Desafios e realidades. São Paulo, Editora Plexus, 2003.

REILY, L. Escola inclusiva: linguagem e mediação. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2006.

ROSADO, L. A. S.; SOUSA, A. M.; NEJM, V. C. B. A produção de vídeo no contexto da surdez: relato de uma experiência mídia-educativa na disciplina TICs do curso bilíngue de Pedagogia do INES. Revista Espaço, n. 48, p. 197-217, jul./dez. 2017.

ROSADO, L. A. S.; TAVEIRA, C. C. Gramática visual para os vídeos digitais em línguas de sinais. Rio de Janeiro: INES, 2022.

ROSE, G. Visual Methodologies: an introduction to the interpretation of Visual Materials. 2a ed. Londres: SAGE Publications Ltd, 2007.

SANTAELLA, L. NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. 1ª ed. São Paulo: Iluminuras, 1997.

SANTAELLA, L. Leitura de imagens. 1a ed. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal: aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.

SARDELICH, M. E. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 451-472, mai./ago. 2006.

SIQUEIRA, A. B. de. Mídia: quer estudar essa matéria? In: SALTO para o futuro. Mídia-educação e currículo escolar. Ano XXIII, n. 20, out. 2013, p. 4-18.

TENOR, A. C., DELIBERATO, D. Estratégias de mediação para o conto e reconto de histórias para alunos surdos. Revista Educação Especial, v. 29, n. 56, set./dez. 2016.

THOMPSON, R.; BROWEN, C. J. Grammar of the edit. 2ª ed. Elsevier: Focal Press, 2009.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

TAVEIRA, C. C. Em busca de uma didática da invenção surda. In: Vera Maria Candau. (Org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016, p. 282-300.

TAVEIRA, C. C. Por uma Didática da invenção surda: prática pedagógica nas escolas-piloto de educação bilíngue no município do Rio de Janeiro. 2014. 365 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós- graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

TAVEIRA, C. C.; ROSADO, L. A. S. Monografar em Libras: buscando padrões de escrita em vídeo-registros acadêmicos. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 6, n. 12, p. 498-529, dez. 2018.

WILLIAMS, R. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. São Paulo: Callis, 1995.

WATTS, H. On câmera: o curso de produção de filme e vídeo da BBC. São Paulo: Summus, 1990.

Downloads

Publicado

22-10-2023

Como Citar

Rosado, L. A. da S. ., & Taveira, C. C. (2023). Em busca da visualidade surda: entrelaces de experiências em três projetos de pesquisa-ação no INES . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11202. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11202

Edição

Seção

Edição Comemorativa