Formação do pedagogo: um estudo comparativo dos currículos nas instituições de ensino superiores

Autores

Palavras-chave:

Currículo. Diretrizes Curriculares Nacionais, Matriz Curricular, Pedagogia.

Resumo

O Curso de Pedagogia passou por mudanças legais definindo o espaço de atuação e funções a serem desempenhadas ao longo da história. Tais mudanças são resultantes de interpretações sobre o curso. Nessa perspectiva, a investigação visou desenvolver um estudo comparativo da matriz curricular da UNIG e matrizes disponíveis nos sites de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas(RJ). O objetivo do estudo foi avaliar a construção de conhecimentos pedagógicos/científicos na formação, questionando as matrizes numa diversidade de disciplinas ou ausência de foco. Destacamos, que 11 das nossas disciplinas não são visualizadas em nenhuma e das demais, 32 aparecem ora em uma, ora em outra, tendo maior divergência nas públicas. Desta forma, analisar os aspectos específicos em consonância com as DCN é primordial, para a elaboração do currículo baseando numa aproximação dos interesses dos alunos, diante de uma formação visando a construção de uma sociedade transformadora.

 

Biografia do Autor

Paulo Vinícius Frazão, Universidade Iguaçu (UNIG)

 

 

Geiziany Catarina de Paula do Patrocínio, Universidade Iguaçu (UNIG)

Bolsista do Programa de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia da Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu/RJ, Brasil

Francielle Marques Lima, Universidade Iguaçu (UNIG)

Bolsista CAPES do Programa da Residência Pedagógica e Voluntária do Programa de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia da Universidade Iguaçu,

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Publicado

22-10-2023

Como Citar

Marques Magalhães, E. M. ., Frazão, P. V. ., de Paula do Patrocínio, G. C. ., & Marques Lima, F. . (2023). Formação do pedagogo: um estudo comparativo dos currículos nas instituições de ensino superiores . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11181. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11181

Edição

Seção

Edição Comemorativa