Formação do pedagogo: um estudo comparativo dos currículos nas instituições de ensino superiores
Palavras-chave:
Currículo. Diretrizes Curriculares Nacionais, Matriz Curricular, Pedagogia.Resumo
O Curso de Pedagogia passou por mudanças legais definindo o espaço de atuação e funções a serem desempenhadas ao longo da história. Tais mudanças são resultantes de interpretações sobre o curso. Nessa perspectiva, a investigação visou desenvolver um estudo comparativo da matriz curricular da UNIG e matrizes disponíveis nos sites de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas(RJ). O objetivo do estudo foi avaliar a construção de conhecimentos pedagógicos/científicos na formação, questionando as matrizes numa diversidade de disciplinas ou ausência de foco. Destacamos, que 11 das nossas disciplinas não são visualizadas em nenhuma e das demais, 32 aparecem ora em uma, ora em outra, tendo maior divergência nas públicas. Desta forma, analisar os aspectos específicos em consonância com as DCN é primordial, para a elaboração do currículo baseando numa aproximação dos interesses dos alunos, diante de uma formação visando a construção de uma sociedade transformadora.
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