Entre-lugar nas Teorias de Gramsci e Moscovici: o sujeito psicossocial mediado pelo senso comum

Autores

  • Suzzana Alice Lima Almeida Universidade do Estado da Bahia
  • Maria de Lourdes Soares Ornellas Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Gramsci, Moscovici, Senso Comum., Entre-lugar., Sujeito

Resumo

No trabalho apresentado, voltamos o nosso olhar para o senso comum, e, considerando a influência que esse conceito exerce nas obras de Gramsci e Moscovici, fomos em busca do entre-lugar que o sujeito ocupa ao falar e agir como coautor histórico das suas práticas sociais cotidianas, em que acontece a produção do pensamento social, nas obras dos dois autores. Realizamos uma pesquisa teórica, utilizando os livros basilares no desenvolvimento da teoria de cada autor, a exemplo dos Cadernos do Cárcere (GRAMSCI, 1975) e A Psicanálise, sua Imagem e seu Público (MOSCOVICI, 1979). O percurso metodológico teve aderência com paradigmas que comportam a mudança e a historicidade, buscando subsídios na teoria crítica e na filosofia da práxis gramsciana para respaldarem a análise dos dados. Com os resultados alcançados, elaboramos reflexões (des)construindo fundamentos apoiados em oposições e dicotomias, apresentando um sujeito psicossocial mediado pelo senso comum presente nas obras dos dois estudiosos.

Referências

BARATTA, Giorgio. As rosas e os cadernos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

BARATTA, Giorgio. Escola, filosofia e cidadania no pensamento de Gramsci: exercícios de leitura. Revista Pro-posições, Campinas, v. 21, n. 1 (61), p. 31-49, jan./abr. 2010.

JODELET, Denise. O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 24, n. 3, set./dez. 2009, p.679-712.

JODELET, Denise. Problemáticas psicossociais da abordagem da noção de sujeito. Cadernos de pesquisa, v.45 n.156, abr./jun. 2015, p.314-327.

MOSCOVICI, Serge.. Préface. In: JODELET, Denise et al (Ed.). La psychologie sociale: une discipline en mouvement. Paris, La Haye: Mouton, 1970.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

MOSCOVICI, Serge. Crônicas dos anos errantes: narrativa autobiográfica. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.

MOSCOVICI, Serge. A Psicologia das minorias ativas. Petrópolis: Vozes, 2011.

MOSCOVICI, Serge. A psicanálise, sua imagem e seu público. Tradução de Sônia Fuhrmann. Petrópolis: Vozes, 2012.

GRAMSCI, Antônio. Introdução ao estudo da Filosofia. A Filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1999.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere, v. 1. Edição e Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

GRAMSCI, Antonio. Cartas do Cárcere, Volume 1: 1926-1930. Tradução de Luiz Sérgio Henriques; Organização de Carlos Nelson Coutinho e Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SEMERARO, Giovanni. Da sociedade de massa à sociedade civil: A concepção da subjetividade em Gramsci. Texto apresentado para o Congresso Internacional: “Antonio Gramsci: Da un secolo all’altro”, organizado pela Internacional Gramsci Society, no Instituto Italiano per gli Studi Filosófici, Napoli, outubro de 1997. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v20n66/v20n66a3.pdf Acesso em 18 de dezembro de 2016.

Downloads

Publicado

09-10-2024

Como Citar

Lima Almeida, S. A., & Soares Ornellas, M. de L. (2024). Entre-lugar nas Teorias de Gramsci e Moscovici: o sujeito psicossocial mediado pelo senso comum. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11159. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11159

Edição

Seção

Teoria das Representações Sociais no Brasil