Reflorestando mentes: educação indígena através das lentes Moscovicianas

Autores

Palavras-chave:

Teoria de Moscovici. Educação indígena. Integração cultural.

Resumo

Amplos segmentos sociais, moldados por narrativas hegemônicas, construíram as representações do conhecimento indígena carregadas de estigmas. Enfatizar a conexão entre as representações sociais e a educação autóctone é crucial, não apenas para a manutenção cultural, mas para a evolução de um ethos educacional inclusivo. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é analisar a relação entre a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a educação indígena brasileira. Metodologicamente, o estudo amparou-se em uma Pesquisa Bibliográfica Integrativa. A análise dos dados sucedeu-se via leituras analíticas e interpretativas. Basicamente, o estudo revelou que a Representação Social de Moscovici oferece insights sobre as crenças sociais coletivas, pois, ao compreender estas percepções partilhadas, a educação indígena pode traçar estratégias para a sua integração nos sistemas convencionais e assim remodelar as visões sociais e garantir que o conhecimento indígena ganhe o merecido reconhecimento e valor.

Biografia do Autor

Angela Maria Rufino, Universidade Federal do Acre

Professora adjunta na Universidade Federal do Acre (UFAC)/Campus Floresta-Cruzeiro do Sul-AC; doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); mestra em Letras pela UFAC;  especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande, em Tecnologias em Educação  pela  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio) e em Gestão de educação a distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF); graduada em Pedagogia e Geografia pela UFAC.

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Publicado

26-08-2025

Como Citar

Rufino, A. M. (2025). Reflorestando mentes: educação indígena através das lentes Moscovicianas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11151

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)