Rede de formação decolonial a partir do grupo de pesquisa Sulear

Autores

  • Cláudia Battestin Unochapecó
  • Anderson Luiz Tedesco Unoesc
  • Leonel Piovezana Unochapecó
  • Elcio Cecchetti Unochapecó

Resumo

O artigo busca contextualizar e refletir sobre os desafios e necessidade de criar um Grupo de Pesquisa intitulado, SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina. Trata-se de um espaço de diálogo decolonial entre coletivos docentes, discentes e comunidade, que se contrapõem para romper as fronteiras das lógicas hegemônicas de formações verticalizadas. O objetivo é apresentar a constituição do Sulear desde um outro lugar possí­vel e problematizar que a criação do grupo de pesquisa busca sulear ao invés de nortear. Adota-se em seus procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa, amparada em autores de vertente latinoamericana. Ante o exposto conclui-se que o Sulear é um espaço de resistência na construção de um ensino decolonial, seja no construir percursos formativos capazes de problematizar os processos de formação em rede, ou no empoderamento dos participantes quanto ao lugar de pertença na América latina. Palavras-chave: Sulear. Decolonialidade. Interculturalidade. América latina.

Biografia do Autor

Cláudia Battestin, Unochapecó

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Lí­der do Grupo de Pesquisa SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina - (Unochapecó).

Anderson Luiz Tedesco, Unoesc

Pós-Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Doutor em Filosofia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina - PPGEd/Unoesc. Membro do Grupo de Pesquisa SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina - (Unochapecó) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (GEPeFE) - (PPGEd/Unoesc).

Leonel Piovezana, Unochapecó

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Vice-lí­der do Grupo de Pesquisa SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina - (Unochapecó).

Elcio Cecchetti, Unochapecó

Professor do Mestrado em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Membro do Grupo de Pesquisa SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina - (Unochapecó)

Downloads

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Battestin, C., Tedesco, A. L., Piovezana, L., & Cecchetti, E. (2023). Rede de formação decolonial a partir do grupo de pesquisa Sulear. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11103. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11103

Edição

Seção

Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.