A indispensável conciliação entre o Currí­culo e a Biblioteca Escolar para o êxito do processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Kazuo Kadowaki Instituto Federal de Rondônia
  • Jussara Santos Pimenta Universidade Federal de Rondônia

Resumo

O presente estudo busca refletir e debater acerca do demérito da Biblioteca Escolar nos currículos contemporâneos, muito embora historicamente se possa evidenciar a pertinência daquela no decurso da formação dos sujeitos. Objetiva-se verificar se tal perspectiva se encontra prevista no currículo escolar, por meio de análise documental dos regimentos e programas vigentes de instituições públicas de ensino básico, médio-técnico e superior no âmbito do estado de Rondônia (Brasil), verificando nesses documentos qual a atribuição designada à biblioteca escolar no processo de ensino, e se tal função vem ao encontro à compreensão de biblioteca como dispositivo formativo. A metodologia é constituída de pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa e natureza básica, utilizando procedimentos de levantamento bibliográfico e de análise documental. A partir da problematização dos escritos, foi possível evidenciar que nos currículos contemporâneos, a biblioteca – e de forma consequente, o bibliotecário – até então reside num terreno episódico, ao estar tão somente subsidiando e coadjuvando o percurso pedagógico.

Biografia do Autor

Kazuo Kadowaki, Instituto Federal de Rondônia

Mestrado Profissional em andamento em Educação Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Rondônia (2018). Bacharel em Engenharia Civil pela Faculdade de Rondônia (2015). Ex-engenheiro civil do Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos de Rondônia - DER/RO, tendo atuado ativamente no Setor de Projetos e Orçamentos. Possui experiência na área de projetos de instalações hidráulicas e sanitárias prediais, projetos de instalações de drenagem pluvial, projetos estruturais de concreto armado, projetos de SPDA estrutural e orçamentos de obras civis. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e Coordenador dos Cursos Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Edificações Subsequente ao Ensino Médio no Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO.

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa do CNPq, Bolsa Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo í  Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e CAPES - Programa de Doutorado no Paí­s com Estágio no Exterior (PDEE), na Universidade de Lisboa (UL). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPED-UERJ, com Bolsa FAPERJ de Pós-Doutorado Sênior (PDS). Mestra em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com bolsa do CNPq. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora Adjunta IV do Curso de Pedagogia do Departamento de Ciências da Educação (DED) da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Campus Porto Velho. Coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar, da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf), na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas, Inovações Curriculares e Tecnológicas. Lí­der do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória - MNEMOS; Coordenadora das Linhas de Pesquisa Memórias e Histórias das Instituições Escolares e Bibliotecas Escolares: Espaço de Ação Pedagógica. Membro do Grupo de Pesquisa Filologia e Modernidades (UNIR) e do LATINAS-Grupo de Estudos Feministas sobre Decolonialidade, Trabalho e Cuidado (FIOCRUZ). Tem Projeto de Pesquisa Aprovado na Chamada Universal FAPERO n° 003/2015; no Programa para Iniciação Cientí­fica IC/FAPERO/CAPES Nº. 08/2016 e no Programa de Apoio para Publicação Cientí­fica-PAP-PUBLICA - Chamada FAPERO nº 008/2017 - Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Cientí­ficas e Tecnológicas e í  Pesquisa-FAPERO. Membro do Comitê Técnico Cientí­fico do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Cientí­fica - CTC/PIBIC/UNIR/CNPq (Biênio 2017-2019 e Biênio 2019-2021) e do Comitê Assessor de Pesquisa da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Biênio 2017-2019, 2019-2021 e 2021-2023). Autora do Prefácio e Posfácio do livro Diário de Bordo, de Cecí­lia Meireles. Acadêmica Correspondente da ALTO - Academia de Letras de Teófilo Otoni (MG) com medalha Comemorativa Alzira Reis Vieira Ferreira-Dia do Escritor Teófilo-Otonense - (ALTO -2016).

Downloads

Publicado

15-11-2023

Como Citar

Kadowaki, K., & Pimenta, J. S. (2023). A indispensável conciliação entre o Currí­culo e a Biblioteca Escolar para o êxito do processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11092

Edição

Seção

Artigos