A sala de aula como território coletivo: ecos de encontros de formação docente

Autores

  • Emanuela Nunes Sodré Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alessandra Aniceto Ferreira de Figueireido Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nilcimar dos Santos Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Esta pesquisa analisa as possibilidades engendradas para formação docente como produção de subjetividade a partir da construção de um espaço de educação permanente de professores em um Instituto Federal, que por meio do método da cartografia e da pesquisa-intervenção acompanhou os processos experienciados nos encontros, analisando-os à luz da articulação dos conceitos de formação inventiva. A experiência permitiu ao trabalhador-professor, no coletivo, compartilhar suas experiências e nesse processo ser afetado e se deslocar para outros modos de experienciar e produzir processos de ensino e aprendizagem que potencializem vidas. Tal experiência produziu deslocamentos e intervenções nas subjetividades, construindo outros modos de pensar, criar, ensinar e aprender, rompendo com as polí­ticas de cognição recognitivas e com as lógicas capitalistas de formação docente que reduzem tal processo à aquisição de habilidades e competências para ensinar.

Biografia do Autor

Emanuela Nunes Sodré, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel e Licenciada em psicologia. Especialista em Humanidades na Contemporaneidade e Mestra em Educação em Ciências e Saúde. Atualmente é psicóloga no Instituto Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Escolar, Pesquisa-Intervenção, Processos Formativos, Educação Popular e Relação Saúde-Educação.

Alessandra Aniceto Ferreira de Figueireido, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada e Mestra em Psicologia. Doutora em Saúde Coletiva. Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua no Instituto de Ciências Médicas do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé e no Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Saúde Mental, Psicopatologia e Psicologia, com ênfase em Psicologia clí­nica (adolescente e adulto) e trabalhos comunitários (Psicologia social comunitária).

Nilcimar dos Santos Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Quí­mica. Mestre em Ciências Naturais e Doutorado em Ciências. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua no Instituto Multidisciplinar de Quí­mica do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé e no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde. Tem experiência nas áreas de Informática Educativa e Educação Comunitária associadas í  Educação/Formação em Ciências e Saúde.

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Publicado

10-12-2023

Como Citar

Sodré, E. N., Figueireido, A. A. F. de, & Souza, N. dos S. (2023). A sala de aula como território coletivo: ecos de encontros de formação docente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11085. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11085

Edição

Seção

Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.