Multiletramentos pelas visualidades na escola - cursos e ações coletivas a partir de redes de formação docente.
Resumo
O texto visa apresentar a experiência de um grupo de docentes a partir da elaboração de um curso de extensão, em 2018. Dando prosseguimento a essa parceria, no período da pandemia, foi criado coletivamente, junto a outros professores, uma rede de projetos culturais online. O artigo traz inicialmente a história do curso presencial e, depois, online, com a formação da Rede RIA, focando nas ideias de multiletramentos e educação do olhar, associados à reflexão sobre atenção, aceleração, visualidade, mediante as transformações tecnológicas. Elegemos algumas dessas ações, realizadas por professores/as, por entender que ao compartilhar essas práticas, juntamente com nossas reflexões, podemos contribuir para que outras práticas com visualidades possam surgir nas diferentes escolas ibero-americanas das redes que implementam esse debate, ampliando o que entendemos por formação de professores, incluindo questões prementes que contribuem para decolonizar e sulear a educação. Palavras-chave: visualidades. escola básica. formação de professores.Referências
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