Multiletramentos pelas visualidades na escola - cursos e ações coletivas a partir de redes de formação docente.
Resumo
O texto visa apresentar a experiência de um grupo de docentes a partir da elaboração de um curso de extensão, em 2018. Dando prosseguimento a essa parceria, no período da pandemia, foi criado coletivamente, junto a outros professores, uma rede de projetos culturais online. O artigo traz inicialmente a história do curso presencial e, depois, online, com a formação da Rede RIA, focando nas ideias de multiletramentos e educação do olhar, associados à reflexão sobre atenção, aceleração, visualidade, mediante as transformações tecnológicas. Elegemos algumas dessas ações, realizadas por professores/as, por entender que ao compartilhar essas práticas, juntamente com nossas reflexões, podemos contribuir para que outras práticas com visualidades possam surgir nas diferentes escolas ibero-americanas das redes que implementam esse debate, ampliando o que entendemos por formação de professores, incluindo questões prementes que contribuem para decolonizar e sulear a educação. Palavras-chave: visualidades. escola básica. formação de professores.Referências
BENJAMIN, W. “Pequena História da Fotografia”. In: BENJAMIN, W. Obras Escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1986. V. I.
CAMPOS, R. A cultura visual e o olhar antropológico. Revista Visualidades, Goiânia, v. 10, n. 1, jan-jun de 2012.
CHARNEY, L.; SCHWARTZ, V. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac& Naify, 2004.
CITTON, Y. Da economia à ecologia da atenção. In: Ayvu, Rev. Psicol., v. 05, n. 01, p. 13-41, 2018.
COSTA SILVA, T. B. B. Pedagogia dos Multiletramentos: principais proposições metodológicas e pesquisas no âmbito nacional. Revista Letras, v. 26, n. 52, 2016.
CRARY, J. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Coleção ArteFíssil. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia - volume 1”, fim da introdução “Rizoma”. São Paulo: Editora 34, 1995.
DONDIS, D. Sintaxe da Linguagem Visual. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1983.
GALLO, Silvio. Currículo (Entre) Imagens e Saberes. Palestra proferida na Universidade Federal de Santa Maria, RGS, 2008. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/373/2019/04/GalloEntreImagenseSaberes.pdf Acesso em: 05 nov. 2023.
GOULART, C. Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teóricometodológica de um estudo. Revista Brasileira de Educação. v. 11, n. 33 set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/d6r9zVjwGdrgwH5F4WWs47z/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 05 nov. 2023.
HOFFMANN, A.; MONTEIRO, A.; SANTI, A.; MELLO e SILVA, D. Multiletramentos pelas visualidades: a experiência da rede ria40tena e o curso de extensão “visualidades, tempo e educação”. IN: HOFFMANN, A.; BARROS, R.; e DOURADO, R.; Visualidades, Educação e Mudanças culturais. Rio de Janeiro: Ed AYVU, 2021. Disponível em: Visualidades, educação e mudanças culturais | ayvu (ayvueditora.com) Acesso em: 05 nov. 2023.
KASTRUP, V. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicologia & Sociedade; 16 (3): 7-16; set/dez.2004. indisponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v16n3/a02v16n3.pdf Acesso em : 05 nov. 2023.
MIRZOEFF, N. O direito a olhar. ETD - Educação Temática Digital, 18(4), 745–768, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646472 Acesso em: 05 nov. 2023.
MONTEIRO, A. V. A imagem e o exercício de um pensamento comunicacional hoje. In: Comunicação & Informação, v. 11. n. 1: p. 9-18 – jan/jun, 2008.
ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
SIBÍLIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contracampo, 2012.