Afrocentricidade, redes de formação e pedagogias de (re) existências: documentação narrativa de experiências pedagógicas na Educação Básica
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar experiências pedagógicas afrocêntricas dos/as professores/as pretos/as sobre/com as políticas de conhecimento produzidas nos espaços coletivos e autônomos de formação. Especificamente buscamos dialogar sobre o movimento de formação produzido nas rodas/redes de docentes e suas contribuições na construção coletiva de saberes docentes. Ancorando-nos na pesquisa narrativa, foram documentadas experiências pedagógicas de professores (as) pretos (as) de diferentes lugares do Brasil como dispositivos de investigação e espaço de produção de sentidos e de práticas curriculares. A partir dos resultados da investigação-formação, os (as) professores (as) revelaram a emergência de um movimento de (re) conhecer-se, a medida que, por meio dos encontros e das partilhas de experiência, identificaram práticas (e angústias) em comum, narram sobre a potencialidade dos seus saberes pedagógicos e dos (as) seus pares, demonstrando que a construção coletiva de saberes e o compartilhamento de experiências constituem potencialidades pedagógicas fundamentais para o reconhecimento e consolidação de pedagogias de (re) existência na educação pública orientadas por práticas curriculares afrocêntricas. Palavras-chave: Afrocentricidade. Pedagogias de (re) existência. Redes de Formação. Documentação de Narrativas de Experiências Pedagógicas.Educação Básica.Referências
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