Afrocentricidade, redes de formação e pedagogias de (re) existências: documentação narrativa de experiências pedagógicas na Educação Básica

Autores

  • Taísa de Sousa Ferreira Universidade do Estado da Bahia/Prefeitura Municipal de Salvador
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar experiências pedagógicas afrocêntricas dos/as professores/as pretos/as sobre/com as polí­ticas de conhecimento produzidas nos espaços coletivos e autônomos de formação. Especificamente buscamos dialogar sobre o movimento de formação produzido nas rodas/redes de docentes e suas contribuições na construção coletiva de saberes docentes. Ancorando-nos na pesquisa narrativa, foram documentadas experiências pedagógicas de professores (as) pretos (as) de diferentes lugares do Brasil como dispositivos de investigação e espaço de produção de sentidos e de práticas curriculares. A partir dos resultados da investigação-formação, os (as) professores (as) revelaram a emergência de um movimento de (re) conhecer-se, a medida que, por meio dos encontros e das partilhas de experiência, identificaram práticas (e angústias) em comum, narram sobre a potencialidade dos seus saberes pedagógicos e dos (as) seus pares, demonstrando que a construção coletiva de saberes e o compartilhamento de experiências constituem potencialidades pedagógicas fundamentais para o reconhecimento e consolidação de pedagogias de (re) existência na educação pública orientadas por práticas curriculares afrocêntricas. Palavras-chave: Afrocentricidade. Pedagogias de (re) existência. Redes de Formação. Documentação de Narrativas de Experiências Pedagógicas.Educação Básica.

Biografia do Autor

Taísa de Sousa Ferreira, Universidade do Estado da Bahia/Prefeitura Municipal de Salvador

Resumo biográfico: Doutoranda em Educação (PPGEDUC/UNEB). Professora da Rede Municipal de Salvador. Bolsista de Doutorado Sanduí­che no Exterior do CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa DIVERSO e da Rede FORMAD. http://lattes.cnpq.br/7519690350463826 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4540-7010

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1995), Especialista em Linguí­stica aplicada ao ensino de Lí­ngua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec (2002),Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e Pós- Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2013). É Professora Titular Plena da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação - Campus I. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Lí­der do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO. Foi Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação í  Docência - PIBID (2010-2018). É Sócia da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED e da Associação Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica - BIOGRAPH. Faz parte da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências - (Rede Formad/ UNIRIO/Brasil), vinculada a Red de Formación Docente y Narrativa (Argentina). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, formação de professores, ruralidades, diversidade, pesquisa (auto)biográfica e docência na educação básica.

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Publicado

30-11-2023

Como Citar

Ferreira, T. de S., & Rios, J. A. V. P. (2023). Afrocentricidade, redes de formação e pedagogias de (re) existências: documentação narrativa de experiências pedagógicas na Educação Básica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11072. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11072

Edição

Seção

Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.