O papel do professor enquanto mediador no processo criativo em arte na Educação Infantil
Resumo
A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social. Com o eminente acréscimo no quantitativo de crianças que frequentam a Educação Infantil, retoma-se sobre a importância desse nível e o seu comprometimento no processo de constituição psíquica do sujeito. Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender como a mediação do professor, por meio da arte, pode contribuir para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade em crianças em uma escola pública localizada no estado do Tocantins. De abordagem qualitativa e do tipo exploratória, os dados foram gerados a partir de desenvolvimento de um projeto e de observação das práticas pedagógicas realizadas na Educação Infantil. Dentre alguns resultados, constatamos que a arte contribui para o desenvolvimento integral da criança, ao proporcionar um avanço nos processos de expressão, criatividade e comunicação, importante para potencializar o aprendizado dos componentes curriculares escolares.Downloads
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