Estudos dos/nos/com os cotidianos escolares e a formação docente sob o viés de práticaspolí­ticas emancipatórias

Autores

  • Anaylle Queiroz Pinto Universidade Federal do Amazonas
  • Victor José Machado de Oliveira Universidade Federal do Amazonas
  • Carlos Eduardo Ferraço Universidade Federal do Espí­rito Santo

Resumo

Este estudo buscou discutir a perspectiva teórico-metodológico-polí­tica dos estudos dos/nos/com os cotidianos escolares e a formação docente sob o viés de práticaspolí­ticas emancipatórias. A reflexão desta pesquisa foi tecida a partir das contribuições da teoria do cotidiano de Michel de Certeau (1994) em diálogo com os pesquisadores/as brasileiros/as que estudam os cotidianos escolares, tais como: Alves (2008a; 2008b; 2010), Oliveira (2007), Oliveira e Alves (2008), Ferraço (2007; 2008; 2021), Ferraço; Soares e Alves (2017), entre outros. O estudo configura-se um ensaio teórico, de abordagem qualitativa, realizado a partir de leituras e análises crí­ticas de autores seminais, além de uma pesquisa bibliográfica nas bases cientí­ficas do Google Acadêmico, Scielo e Periódicos da Capes. Destaca-se, como reflexão central do estudo, a imperiosidade de se tecer uma formação docente nas redes cotidianas, a fim de valorizar as vivências e as práticaspolí­ticas emancipatórias protagonizadas de forma singular e heterogênea por cada praticante pensante.

Biografia do Autor

Anaylle Queiroz Pinto, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação (PPGE) - da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2021). Pós-graduada em Lí­ngua Portuguesa pela Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM (2015). Graduada em Letras - Lí­ngua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2010). Atuou como docente orientadora do Programa Atividade Curricular de Extensão - PACE (2019). Possui experiência como coordenadora do Programa Ciência na Escola (PCE), com pesquisas, na área de Linguí­stica Aplicada, relacionadas aos gêneros discursivos como estratégia de ensino-aprendizagem da leitura e escrita sob a perspectiva dialógica da linguagem. Professora de Lí­ngua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC).

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Espí­rito Santo (2018). Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Espí­rito Santo (2014). Licenciado em Educação Fí­sica pelo Centro Universitário Católico de Vitória (2011). Professor Adjunto da Faculdade de Educação Fí­sica e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Professor permanente e coordenador local (polo UFAM) do Mestrado Profissional em Educação Fí­sica em Rede Nacional (PROEF). Foi coordenador do Comitê Cientí­fico do GTT Atividade Fí­sica e Saúde do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (biênio 2020/2021). Atualmente é membro do mesmo Comitê Cientí­fico (biênio 2022/2023). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Fí­sica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação fí­sica, educação fí­sica escolar, educação infantil, educação para a saúde.

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espí­rito Santo

Possui Licenciatura Plena em Fí­sica pela Ufes (1981), Mestrado em Educação pela UFF (1989), Doutorado em Educação pela USP (2000) e Pós-Doutorado em Educação pela Uerj (2008, 2015). É professor titular aposentado da Ufes, atuando nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa Docência, Currí­culo e Processos Culturais. Desenvolve pesquisas no campo do currí­culo desde 1999, em suas composições com as Pesquisas com os Cotidianos e a Filosofia da Diferença. É bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq 1-D, e atua como Lí­der do GRPes Currí­culos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos (Ufes-2007) e membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currí­culos e Culturas (Nupec) do Centro de Educação da Ufes. Foi vice-presidente/Região Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/Anped (2015-2017 e 2017-2019), membro da diretoria Associação Brasileira de Currí­culo/ABdC (2015-2017), Coordenou a Comissão de Ética na Pesquisa em Educação da Anped (2015-2017, 2017-2019) e membro da Comissão de Ética do Fórum das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSA, 2015-2017, 2017-2019).

Downloads

Publicado

30-11-2023

Como Citar

Pinto, A. Q., Oliveira, V. J. M. de, & Ferraço, C. E. (2023). Estudos dos/nos/com os cotidianos escolares e a formação docente sob o viés de práticaspolí­ticas emancipatórias. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10944. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10944

Edição

Seção

Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.