Metáforas para pensar criticamente a tecnologia educacional

Autores

  • Giselle Martins dos Santos Ferreira PUC-Rio

Resumo

Uma variedade de perspectivas denominadas "crí­ticas" à relação da educação com a tecnologia vem sendo promovida nos últimos anos, parcialmente em reação a excessos decorrentes de visões polarizadas. Tomando a crí­tica como uma busca por compreensões renovadas da realidade, este ensaio explora a metáfora como eixo teórico para se pensar criticamente a tecnologia educacional. Nesse sentido, são discutidas algumas metáforas utilizadas para descrever artefatos, entendidas não como termos isolados, mas sim como partes de um todo que remete a formas especí­ficas de pensar a educação, seus atores, lugares e processos. Sugere-se que, em meio a múltiplas expressões linguí­sticas referentes a uma sempre crescente lista de novidades técnicas, encontram-se metáforas com enraizamentos históricos profundos. Tais enraizamentos precisam ser desvelados para que possamos potencialmente escapar de futuros definidos pelo solucionismo que permeia o "senso comum" sobre a tecnologia educacional.

Biografia do Autor

Giselle Martins dos Santos Ferreira, PUC-Rio

Professora Adjunta no Departamento de Educação da PUC-Rio.

Downloads

Publicado

20-11-2022

Como Citar

Ferreira, G. M. dos S. (2022). Metáforas para pensar criticamente a tecnologia educacional. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10919. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10919

Edição

Seção

Edição Comemorativa