Educação estética no ensino médio: a dimensão da cultura como campo de disputas nas políticas educacionais no Brasil.
Resumo
A educação no Brasil decorre de um processo histórico de antagonismos de classe, forjados em larga medida pela herança escravocrata, que nos ajuda a compreender as raízes do sistema escolar e as dimensões das políticas educacionais. O ensino médio, última etapa da educação básica, tem como público-alvo adolescentes, estudantes em condição peculiar para uma emancipação ou alienação. Esse artigo, com base na dimensão material-histórico-dialética como chave analítica, foca o papel político-pedagógico de uma educação estética no ensino médio neste campo de forças e disputas. Destacamos que a mobilização de experiências estéticas pode potencializar sentidos mais humanizados e ativos na criação de novas formas de conceber o mundo e ressignificar as relações sociais em uma etapa da vida de potencialidade de transformação, sobretudo na sociedade atual, em que o fluxo de comunicação em tempo real refinou e ampliou vertiginosamente mecanismos de difusão de sentidos e significados. Palavras-chave: Educação estética. Ensino Médio. Políticas educacionais.Downloads
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