Educação estética no ensino médio: a dimensão da cultura como campo de disputas nas polí­ticas educacionais no Brasil.

Autores

  • Renata Baesso Janeiro INSTITUTO FEDERAL BAIANO
  • Alzira Batalha Alcântara Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A educação no Brasil decorre de um processo histórico de antagonismos de classe, forjados em larga medida pela herança escravocrata, que nos ajuda a compreender as raí­zes do sistema escolar e as dimensões das polí­ticas educacionais. O ensino médio, última etapa da educação básica, tem como público-alvo adolescentes, estudantes em condição peculiar para uma emancipação ou alienação. Esse artigo, com base na dimensão material-histórico-dialética como chave analí­tica, foca o papel polí­tico-pedagógico de uma educação estética no ensino médio neste campo de forças e disputas. Destacamos que a mobilização de experiências estéticas pode potencializar sentidos mais humanizados e ativos na criação de novas formas de conceber o mundo e ressignificar as relações sociais em uma etapa da vida de potencialidade de transformação, sobretudo na sociedade atual, em que o fluxo de comunicação em tempo real refinou e ampliou vertiginosamente mecanismos de difusão de sentidos e significados. Palavras-chave: Educação estética. Ensino Médio. Polí­ticas educacionais.

Biografia do Autor

Renata Baesso Janeiro, INSTITUTO FEDERAL BAIANO

Professora EBTT/ Área de Arte e Educação

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Publicado

22-10-2023

Como Citar

Janeiro, R. B., & Alcântara, A. B. (2023). Educação estética no ensino médio: a dimensão da cultura como campo de disputas nas polí­ticas educacionais no Brasil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10916. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10916

Edição

Seção

Edição Comemorativa