O Discurso acerca do Ensino da Matemática como Representação Social da Ciência Matemática

Autores

  • Maria Inmaculada Cabanas UNESA
  • Tarso Bonilha Mazzotti UNESA

Palavras-chave:

Ensino da Matemática. , Exames Nacionais. , Representações Sociais. , Retórica e Argumentação.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise retórica das concepções e representações sociais do ensino de matemática apreendidas nos discursos acerca do fracasso escolar medido pelos exames em larga escala (ENEM, PISA). Essa análise recorreu aos esquemas retóricos que estabelecem o que se considera ser "matemático", que coordena e condiciona o que se diz ser o modo correto de ensinar essa disciplina. O esquema predominante é a dissociação de noção (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2014), no qual o termo 1 é a expressão do que falta para ser a noção por inteiro (termo 2). No caso em pauta, o termo 1 é não ser capaz de efetivar corretamente os cálculos propostos nos exames. Assim, os exames determinam o que se considera próprio do conhecimento matemático, o qual é reduzido aos cálculos, assumindo-se que há uma relação biuní­voca entre a escala da medida e o estado cognitivo dos submetidos às provas. Como a representação social de algum conhecimento é o seu duplo (MOSCOVICI, 2012) para atender as necessidades e interesses do grupo que a produz, então podemos afirmar que os exames expressam uma representação social de Matemática, na qual esta é reduzida aos cálculos. Essa representação social é uma das expressões da ideologia cientificista, o que procuramos mostrar neste artigo. Palavras-chave: Ensino da Matemática. Exames Nacionais. Representações Sociais. Retórica e Argumentação.

Biografia do Autor

Maria Inmaculada Cabanas, UNESA

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2017) na Linha de Pesquisa das Representações Sociais. Mestre em Educação (2007) na linha de pesquisa das Tecnologias da Informação e Comunicação. Graduada e especialista em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Professora Substituta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro até 2008 (UFRJ) nas disciplinas de Didática da Matemática e Prática de Ensino (2008). Atuando desde 2003, como docente na Universidade Estácio de Sá nas licenciaturas de Matemática e Pedagogia, exerceu a função de gestora Nacional de Curso - Matemática e Pedagogia (Diretoria de Ensino-Graduação), 2018/2019. Atua como docente pesquisadora no Programa de Pós Graduação em Educação - UNESA. Participa de polí­ticas públicas de formação de professores (Proletramento e Pnaic), no Programa de Avaliação do Livro Didático - PNLD, Avaliações em Larga Escala (Prova Brasil, ANA e ENADE). Professora de matemática aposentada da educação básica das redes de educação municipal e estadual do Rio de Janeiro. É avaliadora do sistema SINAIS - BASis. A sua experiência está voltada para a área de Educação (Matemática) e Educação a Distância (formação de tutores), com ênfase no Ensino e Aprendizagem de Matemática e Formação Docente nos diferentes ní­veis de ensino. Com produção cientí­fica apresentada no Brasil e no exterior na linha de pesquisa das Representações Sociais e Retórica no contexto da Ciência Matemática, Escolarização em Matemática, Exames Nacionais e Formação de Professores. Participa do grupo de Pesquisa: Retórica e Argumentação em Pedagogia (https://www.rho-alfa-pi.org/retorica-e-argumentacao-na-pedagogi).https://orcid.org/0000-0002-0368-8416

Tarso Bonilha Mazzotti, UNESA

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1978) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1987). Professor Titular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é pesquisador associado da Fundação Carlos Chagas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: retórica, filosofia da educação, epistemologia e representação social. https://orcid.org/0000-0001-7461-9314

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Publicado

30-08-2023

Como Citar

Cabanas, M. I., & Mazzotti, T. B. (2023). O Discurso acerca do Ensino da Matemática como Representação Social da Ciência Matemática. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10912. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10912

Edição

Seção

Edição Comemorativa