Engajamento de sujeitos com perfil diversificado em ações educativas no campo da educação ambiental crí­tica: o caso do Projeto Territórios do Petróleo

Autores

  • Suely Fernandes Coelho Lemos Instituto Federal Fluminense
  • Silvia Alicia Martínez Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o engajamento de sujeitos com perfil diversificado em ações educativas no campo da Educação Ambiental crí­tica, não formal, basilada na educação popular. Para este estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Para o estudo de caso realizamos pesquisa documental e a observação participante. O campo da pesquisa foi o projeto Territórios do Petróleo: royalties e vigí­lia cidadã, um dos projetos do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos (PEA-BC), vinculado ao licenciamento ambiental federal. O foco do projeto é mitigar desinformação e qualificar sujeitos impactados pela exploração do petróleo e gás, para exercerem o controle social sobre o uso dos royalties nos seus municí­pios. Os dados da pesquisa demonstraram que o perfil diversificado dos sujeitos da ação educativa nesse campo não é um entrave, mas uma potencialidade para o seu engajamento nas ações e objetivos propostos. Palavras-chave: Engajamento. Diversidade. Educação Ambiental não formal.

Biografia do Autor

Suely Fernandes Coelho Lemos, Instituto Federal Fluminense

Doutora em Educação pela UNESA, servidora aposentada do IFF na função de Técnica em Assuntos Educacionais/Pedagoga e da SEEDUC/RJ na função de Professora. Atualmente atuo como Professora Coordenadora de Disciplina do CEDERJ - UENF e como pesquisadora do Projeto do Programa de Educação Ambiental: Territórios do Petróleo (PEA-TP).

Silvia Alicia Martínez, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Mestre e Doutora em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993; 2000). Fez Estágio de Pós Doutoramento na Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

22-10-2023

Como Citar

Lemos, S. F. C., & Martínez, S. A. (2023). Engajamento de sujeitos com perfil diversificado em ações educativas no campo da educação ambiental crí­tica: o caso do Projeto Territórios do Petróleo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10910. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10910

Edição

Seção

Edição Comemorativa