Reforma do Ensino Médio, Banco Mundial e a formação do futuro trabalhador no Brasil

Autores

  • Anthone Mateus Magalhães Afonso Instituto Federal Fluminense (IFF)
  • Wania Regina Coutinho Gonzalez Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar e discutir polí­ticas educacionais do Brasil voltadas para o Ensino Médio e a Educação Profissional desenvolvidas durante o Governo do presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) e o seu alinhamento com a agenda polí­tico-econômica global. Foi realizada pesquisa documental que identificou notí­cias publicadas no site do Ministério da Educação entre os anos de 2020 e 2022, documentos oficiais e textos legais. Esses documentos foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo e seus resultados apresentados e discutidos em duas partes principais: na primeira abordamos a interferência do Banco Mundial nas polí­ticas educacionais recentes voltadas para o Ensino Médio e a Educação Profissional no Brasil; e na segunda destacamos como o itinerário da Educação Profissional vai de encontro a concepção de educação de qualidade defendida pelos educadores progressistas e crí­ticos ao tecnicismo. Constatou-se que as polí­ticas voltadas para o Ensino Médio estão sendo desenvolvidas em grande medida com recursos do Banco Mundial e que existem interferências dos organismos internacionais que condicionam sua operacionalização. No campo da Educação Profissional foram identificados aspectos que apontam para sua fragmentação e aligeiramento, aumentando a dualidade educacional e tornando cada vez mais distante a garantia de uma formação omnilateral do trabalhador.

Biografia do Autor

Anthone Mateus Magalhães Afonso, Instituto Federal Fluminense (IFF)

Doutor em Educação. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Fluminense (IF Fluminense); Lí­der do Núcleo de Pesquisas em Telecomunicações (NPT) do IF Fluminense, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3897-1561. E-mail: anthone.mateus@gmail.com

Wania Regina Coutinho Gonzalez, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF); Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro-RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4803-909X. E-mail: waniagonzalez@gmail.com

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Publicado

30-08-2023

Como Citar

Afonso, A. M. M., & Gonzalez, W. R. C. (2023). Reforma do Ensino Médio, Banco Mundial e a formação do futuro trabalhador no Brasil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10896 . Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10896

Edição

Seção

Edição Comemorativa