Bell Hooks: memórias de uma aprendiz da liberdade

Autores

  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará
  • Teresa Christina da Cruz Bezerra Universidade do Estado do Pará
  • Thaís Tavares Nogueira Universidade do Estado do Pará

Resumo

O objetivo deste artigo é percorrer algumas das experiências escolares e acadêmicas que denunciam a dominação no espaço educacional estadunidense e anunciam os pilares da pedagogia engajada da professora, escritora e ativista negra bell hooks, tendo por base suas memórias autobiográficas contidas nos livros sobre educação de sua autoria. A partir de suas experiências de vida, buscou construir uma proposta polí­tica pedagógica fundamentada no diálogo, no pensamento crí­tico feminista negro, na educação democrática e na integração teoria e práxis. Narrativas pessoais que vão dando forma à sua teoria e de onde emerge com uma força amorosa e esperançosa, tí­pica dos processos de cura que cicatrizam a alma.

Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Filósofa (UFPA); Pós-doutoramento em Educação (PUC-RJ); Doutorado em Educação (PUC-SP); Doutorado Sanduiche (UNAM-MÉXICO); Mestrado em Educação Popular (UFPB); Coordena o PROCAD-AMAZÔNIA e é Docente do PPGED-UEPA.

Teresa Christina da Cruz Bezerra, Universidade do Estado do Pará

Terapeuta Ocupacional (UEPA); Doutoranda em Educação (UEPA); Mestre em Gerontologia Social (PUC-SP); Especialista em Educação para Preceptores no SUS (IEP/Hospital Sí­rio Libanês) e em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

Thaís Tavares Nogueira, Universidade do Estado do Pará

Pedagoga (UFPA); Doutoranda em Educação (UEPA); Mestra em educação (UEPA); Especialista em educação (SEDUC-PA); Participa da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (UEPA-UFPA); Pesquisadora de História da Educação (GHEDA-UEPA).

Downloads

Publicado

30-11-2023

Como Citar

Oliveira, I. A. de, Bezerra, T. C. da C., & Nogueira, T. T. (2023). Bell Hooks: memórias de uma aprendiz da liberdade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10791. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10791

Edição

Seção

Artigos