Contribuições de Dewey e de Adorno sobre o conceito de experiência: (im)possibilidades da educação para a democracia

Autores

  • Gilson Luís VOLOSKI

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20230021

Resumo

Aborda o conceito de experiência para se pensar a educação democrática, tendo por referências as obras de Dewey e Adorno. No século XX, a democracia teve perí­odos alternados de avanços, crises, recuos e revisões. Objetiva reconstruir os contornos do conceito de experiência para se pensar as implicações da educação para a democracia, considerando os dilemas e desafios históricos. De abordagem qualitativa, a metodologia busca a apropriação interpretativa, em especial, de Reconstrução em filosofia e Educação e emancipação, numa perspectiva crí­tico-hermenêutica. Esses autores, por abordagens diferentes, Pragmatismo e Teoria Crí­tica, pensam o conceito de experiência a partir da crí­tica ao autoritarismo cultural. Com filosofias atentas as questões contemporâneas, o conceito de experiência educativa (em Dewey) e de experiência formativa (em Adorno) ganham centralidades, como viabilidade do pensamento autônomo e condição da democracia.

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Publicado

15-11-2023

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)