Ensino de Ciências e Artes a partir da Leitura de Imagem Interdisciplinar: uma proposta formativa emancipadora e humanizadora
Resumo
A imagem se impõe como a principal fonte documental da humanidade, isso porque os primeiros registros realizados se deram por imagem, servindo como instrumento de humanização ou de poder nas mãos da indústria cultural. O objetivo desse estudo é analisar a imagem A natureza - mediadora da comunicação entre o homem e o mundo da cultura de Francisco Brennand, a partir da Leitura de Imagem Interdisciplinar (LI²) e compreender suas contribuições para o Ensino de Ciências e de Artes, com vistas a formação crítica, reflexiva e emancipadora, em que a imagem atua como instrumento de humanização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Os estudos proporcionaram a indicação de possíveis caminhos de discussão de conteúdos em ensino de ciências, a partir de uma abordagem orientada pelo aporte teórico do campo da arte e da interdisciplinaridade.Referências
AUMONT, Jacques. A imagem. Tradução: Estela dos Santos Abreu e Claudio C. Santoro. Campinas/SP: Papirus, 1993.
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaios sobre a imaginação da matéria. Tradução: Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 22 jul. 2022.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cultura (Movimentos de cultura popular). In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs). Dicionário Paulo Freire. 2. ed., rev. amp. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 171 – 172.
BRENNAND, Francisco. Francisco Brennand, mestre dos sonhos. Revista comunicação & educação. Ano XVI. número 2. jul/dez 2011, p. 113 – 124.
CUNHA, Fernanda Pereira da. Arte/educação versus e-arte/educação no contexto da cultura digital e não digital: Abordagem Triangular x Sistema Triangular Digital. In: CUNHA, Fernanda Pereira da; LOBATO, Iolene Mesquita (Orgs.). Fundamentos da arte/educação digital. Goiânia: Gráfica UFG, 2019. p. 29 – 42.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Construindo aspectos teóricos-metodológicos da pesquisa sobre Interdisciplinaridade. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p.11 – 29.
FEITOSA, Sonia Couto Souza. Método Paulo Freire – Princípios e práticas de uma concepção popular de educação. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo – Faculdade de Educação. São Paulo, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GÓES, Moacir de. Coletivo. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs). Dicionário Paulo Freire. 2. ed., rev. amp. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p.131 – 133.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Tradução: Marina Appenzeller. 14. ed. Campinas/ SP: Papirus, 2012.
LEAL, Cristiane Ziegler; MINUZZI, Reinilda de Fátima Berguenmayer. Imagen, cultura y producción de sentido. In: MIRANDA, F.; VICCI, G.; ARDANCHE, M. (Orgs.). Actas del I Seminario Internacional de Investigación en Arte y Cultura Visual. Dispositivos y artefactos, Narrativas y Mediaciones. Montevidéu, Uruguai: Universidad de la República, 2018. p. 377 – 382. Disponível em: https://seminarioculturavisual.enba.edu.uy/. Acesso em: 19 abr. 2022.
PLATÃO. A República. Organização: Daniel Alves Machado – Brasília: Editora Kiron, 2012.
REIS, Paulo Roberto de Oliveira. Arte de vanguarda no Brasil: os anos 60. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
SANTAELLA, Lúcia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos; 2012.
SANTAELLA, Lúcia; NÖRTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica e mídia. 9. reimpressão. São Paulo: Iluminuras, 1997.
SCOCUGLIA, Afonso Celso. Histórias inéditas da educação popular: do Sistema Paulo Freire aos IPMs da ditadura. 2.ed. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2001.
SILVA, Josie Agatha Parrilha da; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Leitura de Imagem: reflexões e possibilidades teórico-práticas. Labore em Ensino de Ciências. Vol. I, no 1 (2016). p. 128-136. Disponível em: <http://seer.ufms.br/index.php/labore/article/view/2866/pdf>. Acesso em 01 fev. de 2021.
SILVA, Josie Agatha Parrilha da; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Arte e ciência: possibilidades de reaproximações na contemporaneidade. Interciência [em linea]. 2015, 40 (6), 423-432. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/3283. Acesso em: 4 mai. 2022.
SILVA, Josie Agatha Parrilha da; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Em Aberto, Brasília, v. 31, n. 103, p. 23-38, set./dez. 2018. Disponível em: < Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência>. Acesso em: 08 mai. 2022.
SILVA, Josie Agatha Parrilha da; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Leitura de imagem interdisciplinar: análise de professores em formação. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED. Año 2021. Número Extraordinário. Memórias del IX Congresso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencia. p. 3550-3556. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/356474888_leitura_de_imagem_interdisciplinar_analises_de_professores_em_formacao_interdisciplinarity_image_reading_analyse_of_teachers-in-service. Acesso em: 8 mai. 2022.
SILVA, Josie Agatha Parrilha da; MELO, Marcos Gervânio de Azevedo; NEVES, Marcos Cesar Danhoni; LAURINDO, Anderson Pedro. Imagens na educação científica: uma abordagem cts. In: LAURINDO, Anderson Pedro; SILVA, Josie Agatha Parrilha da; NEVES, Marcos Cesar Danhoni (Orgs). Educação para a ciência e CTS: um olhar interdisciplinar [livro eletrônico]. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020.
SILVA, Josie Agatha Parrilha da. Imagem como fonte de pesquisa. In: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira; Batista, Michel Corci (Orgs). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 1. ed. Maringá, PR : Gráfica e Editora Massoni, 2021.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginaçao e criação na infância. Tradução: Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2018.