Análise de memes racistas sobre estudantes asiáticos-brasileiros

Autores

  • Edson Seiti Miyata Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Maria Vitoria Campos Mamede Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o conteúdo racista contra estudantes asiáticos-brasileiros nos memes brasileiros, considerando as microagressões racistas propiciadas pela invisibilização desse tema. Debatemos os conceitos de raça e de racismo, partindo das contribuições de Guimarães (2003), Gilroy (2007), Hall (2015) e Campos (2017), evidenciando efeitos classificatórios sociais por meio de opressão e desigualdade. Focalizamos o racismo contra estudantes de origem asiática, tendo estudos de Museus e Truong (2013) e Museus e Park (2015) como fundamentação. Em seguida, analisamos memes brasileiros que retratam estudantes asiáticos-brasileiros, apoiados na análise do discurso segundo Orlandi (2003). Observamos que os memes analisados evidenciam teor racista, perpetuando estereótipos como a invalidação das diferenças individuais dos asiáticos e a suposta falta de habilidade de integração social com estudantes não-asiáticos. Por fim, propomos reflexão sustentada na permanência da visão imperialista do ocidente sobre o oriente (SAID, 1990) como forma de compreender o racismo contra asiáticos.

Biografia do Autor

Edson Seiti Miyata, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bacharel em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduado em Marketing e licenciado em Comunicação Social pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atualmente é Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro, integrando o Centro de Capacitação com foco nas ações de ensino e de capacitação em metrologia e avaliação da conformidade, e professor dos cursos de MBA e de graduação da Universidade Estácio de Sá, com ênfase em gestão. Integra os grupos de pesquisa "O lúdico no processo de ensino-aprendizagem - LUPEA", do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenado por Prof. Dra. Maria Vitória Campos Mamede Maia, e "Laboratório de Comunicação e Marketing Digital NeoAB - ETEAB-FAETEC", coordenado por Prof. Dra. Rosane da Conceição Pereira. Tem experiência e atua principalmente nos seguintes temas: educação, educação a distância, marketing e comunicação. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8552-1048

Maria Vitoria Campos Mamede Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutorado em Design Pedagógico pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2021), doutorado em Psicologia Clí­nica pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Letras pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasí­lia (1998) e em Letras pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982). Foi Professor Associado da UFRJ em Psicologia da Educação, lotada no Departamento de Fundamentos de Educação/Faculdade de Educação. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui inúmeras publicações em periódicos nacionais e internacionais, bem como livros publicados/organizados, e vários trabalhos em anais de eventos. Desenvolve pesquisas sobre lúdico, criatividade, jogos, sofrimento psí­quico, formação de professores, psicopedagogia, psicanálise. Coordena o grupo de pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino aprendizagem - LUPEA, cadastrado no diretório de grupos do CNPq. Site do grupo de pesquisa : https://www.grupolupea.com/ - ORCID https://orcid.org/0000-0002-9697-8243 - RESEARCHER ID http://www.researcherid.com/rid/G-4031-2012 - Web of Science ResearcherID: AAC-1232-2022

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Publicado

30-08-2023

Como Citar

Miyata, E. S., & Maia, M. V. C. M. (2023). Análise de memes racistas sobre estudantes asiáticos-brasileiros. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10744. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10744

Edição

Seção

Artigos