Documentação Pedagógica e avaliação em contexto: diálogos na prática de professores da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240006Palavras-chave:
Avaliação; , Documentação Pedagógica. , Práticas pedagógicas. , Educação infantil.Resumo
Este artigo contempla a questão da avaliação na Educação Infantil abordando sua fundamental contribuição na prática pedagógica no que diz respeito à qualificação do trabalho desenvolvido junto às crianças e à formação dos professores. Buscou-se estabelecer um diálogo a partir de duas pesquisas realizadas em instituições de Educação Infantil em que a Documentação Pedagógica foi abordada visando a avaliação e a auto avaliação de professores e suas práticas. O referencial teórico das duas pesquisas vai ao encontro dos estudos sobre a infância, e a metodologia utilizada em ambas lhes confere um status participante, nas quais os pesquisadores estabelecem relação íntima com seus sujeitos de estudo, neste caso, crianças e professoras da Educação Infantil. Dentre os principais resultados, destaca-se a oportunidade instaurada pela Documentação Pedagógica de olhar para a infância em sua pluralidade, com respeito às crianças e às suas linguagens.Referências
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