Educação de Jovens e Adultos: do analfabetismo aos desafios na sociedade capitalista
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240008Resumo
O artigo, derivado de uma pesquisa de mestrado sobre o analfabetismo em territórios de assentamento, tem como objetivo, por meio de análise bibliográfica de autores da pedagogia histórico-crítica, ancorada no materialismo histórico-dialético, analisar os desafios educacionais presentes nas discussões acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil. Para tanto, primeiramente, situamos um breve contexto dos processos históricos que desencadearam os cenários atuais e apresentamos os dilemas que impõem à EJA, uma condição marginalizada no bojo de interesses da classe dominante. Concluímos que o negacionismo instaurado pelo capital financeiro aos menos favorecidos, é traduzido nas desigualdades sociais dessas populações submetidas ao domínio. É necessário, de tal forma, refrear as contrariedades dos interesses econômicos e políticos. Contudo, rever a verdadeira função do professor e oportunizar a educação escolar com garantia do acesso ao conhecimento universalmente construído é o caminho mais viável para a possibilidade de mudanças.Referências
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