Singrando as águas dos IFs na web: memórias escolares nas páginas do Facebook

Autores

  • Isac Rocha da Silva Universidade Federal de Rondônia UNIR
  • Robson Fonseca Simões Universidade Federal de Rondônia UNIR

Resumo

Este estudo, um braço de uma pesquisa de doutoramento, a partir de uma abordagem qualitativa, empenha-se em refletir sobre as postagens dos usuários nas páginas dos Institutos Federais no Facebook, procurando espiar por uma fresta os cotidianos escolares da Educação Técnica de ní­vel médio. Por quais motivos os usuários postam nas redes sociais virtuais? Observam-se os posts que desvelam os cotidianos da Educação Profissional rondoniense, visando à captação dos olhares alheios para as histórias escolares. Os estudos de Certeau (2009), Delory-Momberger (2008) e Halbwachs (1990) ajudam a entender que os significados que os sujeitos históricos partilham são construí­dos a partir de sistemas de significação. Os sujeitos utilizam os sistemas da cultura midiática para construir significados de comunicação e interlocução, ajudando a refletir que as novas tecnologias digitais também têm a sua importância no quesito espaço e guarda de arquivos pessoais, que também contam a História da Educação da Amazônia Ocidental.

Biografia do Autor

Isac Rocha da Silva, Universidade Federal de Rondônia UNIR

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar PPGEE/UNIR (iní­cio 2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia UNIR (2017). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2011). Graduado em Letras - com habilitação para Português, Inglês e respectivas Literaturas - Faculdades Integradas de Ariquemes (2009). Professor do Ensino Básico e Tecnológico do Instituto Federal de Rondônia - IFRO.

Robson Fonseca Simões, Universidade Federal de Rondônia UNIR

Pós-doutor em Educação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ. Professor Adjunto do Núcleo de Ciências Humanas, no Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, UNIR, campus Porto Velho; atua na Graduação, nas Licenciaturas, na modalidade a distância e na Pós-graduação; docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEE/UNIR).

Downloads

Publicado

31-10-2023

Como Citar

Silva, I. R. da, & Simões, R. F. (2023). Singrando as águas dos IFs na web: memórias escolares nas páginas do Facebook. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10720. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10720

Edição

Seção

Artigos