A Formação Continuada de Professores e o uso das Novas Tecnologias Digitais para o Ensino da Matemática na EducaçãoInfantil

Autores

  • Rosayna Frota Bazhuni UNESA
  • Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima UNESA
  • Marcos Antonio Silva UNICARIOCA
  • Eloiza da Silva Gomes de Oliveira UERJ

Resumo

O objetivo deste artigo está em destacar a importância da formação continuada de professores para o Ensino da Matemática na Educação Infantil. Para isso, foi realizado estudo exploratório com professoras de uma Unidade Municipal de Educação Infantil, por meio do Google Formulários e a aplicação de Sequências Didáticas que fomentavam o uso das tecnologias digitais no ensino de conteúdos matemáticos. A fundamentação foi composta por teorias sobre metodologias construtivistas; construção do número na infância e o uso de tecnologias na formação continuada em serviço. Os resultados revelaram que: a carga horária da faculdade de Pedagogia para o estudo da Didática da Matemática não foi o suficiente para atingir uma formação inicial que atendesse as demandas educativas atuais; essas novas ferramentas colaboram para formação do professor no Ensino da Matemática para crianças; é necessária a implementação de Polí­ticas Públicas, a ampliação dos espaços formativos e o investimento em tecnologias.

Biografia do Autor

Rosayna Frota Bazhuni, UNESA

Doutoranda em Educação na UNESA; Pós-graduada em Administração, Supervisão e Orientação Escolar, pela Universidade Plí­nio Leite (UNIPLI); Mestre em Novas tecnologias Digitais na Educação.

Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima, UNESA

Professora do PPGE/UNESA; Pesquisadora Visitante do PGCL/UENF. Historiadora (UERJ), Mestre em História (PUC-Rio), Doutora em Sociologia (IUPERJ), com perí­odo Sanduí­che no IUP/Paris XII) e Pós-Doutora em História (UERJ) e Cognição e Linguagem (UENF); JCNE/FAPERJ (2015-2018)

Marcos Antonio Silva, UNICARIOCA

Doutorando em Educação e Mestre em Ciências e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira, UERJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Polí­ticas Públicas e Formação Humana (PPFH)

Downloads

Publicado

22-10-2023

Como Citar

Bazhuni, R. F., Lima, J. de C. P., Silva, M. A., & Oliveira, E. da S. G. de. (2023). A Formação Continuada de Professores e o uso das Novas Tecnologias Digitais para o Ensino da Matemática na EducaçãoInfantil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10648. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10648

Edição

Seção

Artigos