A linguagem oral e escrita: entre normativas curriculares e concepções de professoras da Educação Infantil do município de Biguaçu

Autores

  • Marina Koerich Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Chirley Domingues Universidade do Sul de Santa Catarina

Resumo

O artigo decorre de uma pesquisa mais ampla que teve como principal objetivo analisar as concepções de professoras quanto à linguagem oral e escrita na Educação Infantil e como essa linguagem está contemplada nas orientações curriculares para Educação Infantil da rede municipal de ensino de Biguaçu. A pesquisa teve, ainda, como aporte os estudos da Teoria Histórico-Cultural, a quem destaca-se Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934). Metodologicamente, a pesquisa inscreve-se em uma abordagem qualitativa que pretendeu compreender o objeto pesquisado - a linguagem oral e escrita nas orientações curriculares da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Biguaçu e as concepções de professoras dessa etapa educacional acerca da temática por meio de análise documental e entrevista semiestruturada. Para a coleta de dados utilizou-se de análise documental das principais normativas curriculares da educação infantil do municí­pio de Biguaçu: Proposta Curricular de Biguaçu (2003) e os Projeto Polí­tico Pedagógico das três instituições participantes. As instituições foram escolhidas por possuí­rem localização geográfica distintas. Esta localização geográfica distinta: centro/sul, norte e interior do municí­pio configura-se como amostra de um todo da rede municipal, pois abrange as diferentes regiões que possuem instituições municipais de Educação Infantil. Fez parte da metodologia, também, o uso de questionário e entrevista semiestruturada com seis professoras representantes destes Centros de Educação Infantil. As principais conclusões apontam para a insuficiência do conteúdo apresentado nos documentos acerca da linguagem oral e escrita e, ainda, que a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (2017) é o documento mais utilizado e conhecido para subsidiar a prática e as proposições educativas pedagógicas em estudo. A pesquisa buscou corroborar, ainda, com subsí­dios de reflexão à prática docente, para que as professoras possam fazer escolhas e nortear as suas práticas amparadas pela função humanizadora que rege e compreende a educação.

Biografia do Autor

Marina Koerich, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestra em Educação na Linha de Relações Culturais e Históricas da educação da Universidade do Sul de Santa Catarina. Especialista em Fundamentos e Organização Curricular pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2020) e Gestão Escolar pela Faculdade Municipal de Palhoça - FMP (2016). Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2014). Especialista em Assuntos Educacionais, efetiva, no Setor de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Biguaçu. Atualmente é Gerente do Departamento de Educação Infantil no Municí­pio de Biguaçu.

Chirley Domingues, Universidade do Sul de Santa Catarina

Possui graduação em Letras com habilitação em Português/Francês pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestrado em Literatura Brasileira - UFSC (1998). Doutorado em Educação - UFSC, com ênfase no Ensino e Formação de Educadores (2017), e doutorado sanduí­che na Universidade de Évora (UE), em Portugal (2015 /2016). Docente no Cursos de Letras e Pedagogia da UNIVALI de 2000 a 2008. Atua como professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina - PPGCL/UNISUL, na linha de pesquisa Linguagem e Cultura. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina - PPGE/UNISUL. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: leitura literária, formação do leitor literário, ensino de literatura, espaços de mediação de leitura literária na escola. É vice-lí­der do Grupo de Pesquisa GEDIC - Grupo Educação, Infância e Cultura - UNISUL. É membro do LITERALISE: Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária - UFSC

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Publicado

24-02-2023

Como Citar

Koerich, M., & Domingues, C. (2023). A linguagem oral e escrita: entre normativas curriculares e concepções de professoras da Educação Infantil do município de Biguaçu . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10581. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10581

Edição

Seção

Artigos