O caminhar da complexidade na Educação em tempos de pandemia

Autores

  • Vickele Sobreira Universidade Federal de Uberlândia/ Eseba
  • Natália Papacidero Magrin Faculdade Unyleya/ Coordenadora e Tutora Pós Graduação EaD; UNIUBE/Docente cursos EaD Educação Fí­sica; Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ Aluna do Programa de Pós Graduação em Educação - Ní­vel Doutorado
  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ Docente do Programa de Pós Graduação em Educação

Resumo

Estamos vivendo um momento cronológico em que se exige o repensar do ato educativo em função da pandemia que assola o planeta. Isto exige reflexão sobre os caminhos que a educação deve trilhar, em especial aquela constituí­da por professores, alunos e aparato escolar. Daí­ o objetivo deste ensaio: associar os temas educação, pandemia e complexidade, esta especialmente atrelada a Edgar Morin. Espera-se que o artigo possa propiciar a discussão da importância da busca da humanidade no homem, bem como o entendimento da trí­ade indiví­duo / sociedade / espécie, elementos necessários para se estruturar uma educação que possa superar equí­vocos históricos como exacerbação da racionalidade individual e disjunção das disciplinas componentes de propostas curriculares presentes nos cursos de licenciatura.

Biografia do Autor

Vickele Sobreira, Universidade Federal de Uberlândia/ Eseba

Graduada em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Uberlândia - FAEFI/UFU (2007). Especialista em Educação Fí­sica e Deficiência, pela Faculdade de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Uberlândia (2008). Mestra em Educação Fí­sica, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2015). Membro do grupo de Pesquisa Potencial, que se dedica aos estudos sobre formação e atuação profissional de professores e sobre as Inteligências Múltiplas. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO. Professora da Escola de Educação Básica, Colégio de Aplicação, da Universidade Federal de Uberlândia - ESEBA/UFU. Aluna do Programa de Pós Graduação em Educação - ní­vel Doutorado - da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2021).

Natália Papacidero Magrin, Faculdade Unyleya/ Coordenadora e Tutora Pós Graduação EaD; UNIUBE/Docente cursos EaD Educação Fí­sica; Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ Aluna do Programa de Pós Graduação em Educação - Ní­vel Doutorado

Doutoranda em Educação (2021-2024) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, onde atualmente é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO; Mestre em Educação Fí­sica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Fí­sica da UFTM; Especialista em Educação Técnica e Tecnológica Inclusiva do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM; Bacharel em Educação Fí­sica pela UFTM; Licenciada em Educação Fí­sica pelo Centro Universitário Claretiano. Coordenadora e Tutora dos cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu í  distância em Pedagogia do Esporte, Psicologia do Esporte, Educação Fí­sica - Educação Infantil ao Ensino Fundamental I e Educação Fí­sica - Ensino Fundamental II ao Ensino Médio da Faculdade Unyleya. Docente nos cursos de Licenciatura e Bacharelado í  distância em Educação Fí­sica na Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ Docente do Programa de Pós Graduação em Educação

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Metodista de Piracicaba (1973), graduação em Pedagogia Habilitação em Administração e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação Osório Campos-RJ (1978), graduação em Pedagogia, Habilitação em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação Dom Bosco (1983), mestrado em Educação (Filosofia) pela Universidade Metodista de Piracicaba (1985), doutorado em Educação (Psicologia Educacional) pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Foi um dos criadores da Faculdade de Educação Fí­sica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, exercendo aí­ as funções de Coordenador de Graduação e Diretor Adjunto, bem como professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado dessa Faculdade. Foi professor Titular III da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, atuando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado nas áreas da Educação e Educação Fí­sica, sendo ai Diretor de Faculdade e Coordenador de Mestrado. É consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico - CNPq, parecerista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior - CAPES e membro de comissões editoriais de revistas cientí­ficas da área da Educação Fí­sica e Desporto e da Educação. Já orientou 85 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado defendidas e aprovadas. Publicou mais de uma dezena de livros, alguns já com elevado número de edições, dos quais se destacam: Educação Fí­sica e Esportes: perspectivas para o século XXI (Papirus); Coleção (4 livros) da Educação Fí­sica para a Educação Básica (Cortez); em companhia de Jorge Olí­mpio Bento - Homo Sportivus: o humano no homem (Casa da Educação Fí­sica).Tem experiência nas áreas da Educação e da Educação Fí­sica e Desporto, atuando principalmente nos seguintes temas: corporeidade, desporto, educação fí­sica escolar, formação profissional e pedagogia do movimento. Como base epistemológica, desenvolve trabalhos associando Educação, Educação Fí­sica e Desporto com a fenomenologia (em especial Merleau-Ponty) e com as teorias da complexidade (em especial Morin) . E lí­der do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO/CNPq. Atualmente é professor do Curso de Graduação em Educação Fí­sica e do Curso de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro ? UFTM. E Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Educação.

Downloads

Publicado

25-11-2022

Como Citar

Sobreira, V., Magrin, N. P., & Moreira, W. W. (2022). O caminhar da complexidade na Educação em tempos de pandemia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10529. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10529

Edição

Seção

Artigos