Percepções e reflexões sobre o pensamento complexo trandisciplinar e a aprendizagem colatorativa na formação docente

Autores

  • Sueli Perazzoli Trindade PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO PARANA
  • Patricia Lupion Torres PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO PARANA
  • Marilda Aparecida Behrens PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO PARANA

Resumo

O pensamento complexo reúne, contextualiza, globaliza e reconhece o ser humano a partir do modelo mental sistêmico que interliga as partes no todo e o todo nas partes. A transdisciplinaridade busca a unidade, totalidade e integração dos saberes nos processos de aprendizagem. Já a aprendizagem colaborativa como metodologia de ensino visa à interação, colaboração e participação ativa na construção do conhecimento. O presente estudo teve como objetivo investigar de percepções e reflexões dos(as) acadêmicos(as) de licenciatura em pedagogia visando o pensamento complexo transdisciplinar e da aprendizagem colaborativa na formação docente. A pesquisa está baseada na qualitativa com abordagem participante. Na concepção dos(as) acadêmicos(as) consideram a pesquisa relevante no ensino superior por ser uma reflexão sobre as epistemologias e metodologias que possibilitam a ressignificação das práticas pedagógicas na visão da complexidade, transdisciplinaridade e as contribuições da aprendizagem colaborativa nos processos de ensino e aprendizagem na formação docente. PALAVRAS-CHAVES: Complexidade. Aprendizagem colaborativa. Formação docente.

Biografia do Autor

Sueli Perazzoli Trindade, PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO PARANA

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2001), Artes Visuais (licenciatura e bacharelado) pela Universidade do Contestado (2007), Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade do Oeste de Santa Catarina(2003), Letras, Lingí­stica e Artes com área de concentração em Arte e Ensino da Arte pela Universidade do Contestado (2009), e Didática Psicopedagógica Interdisciplinar e Gestao Escolar na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio pelo Centro Universitário - UNIFACVEST (2017), Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atualmente é docente no Ensino Superior na Universidade do Oeste de Santa Catarina nos cursos de Pedagogia, Letras e Inglês, Sociologia, UNITI- Universidade da Terceira Idade, e na Rede Pública Estadual no Ensino Médio. Orientadora de Projetos de Pesquisa, Extensão e Cultura, do PROESDE e estágio em educação. Tem experiência na área de Educação, Artes Visuais, História da Arte, Ensino da Arte, Pedagogia, Orientação de Estágio, PIBID, Projetos de Pesquisa , Extensão e Cultura na área do direito, arquitetura e urbanismo e pedagogia, Ludicidade e Educação, Coordenação da Brinquedoteca.

Patricia Lupion Torres, PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO PARANA

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (1981), mestrado em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (1994), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Pós doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. Foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância no perí­odo de 2011 a 2015. Diretora de EAD da Pró-reitoria de Extensão e Comunitária no perí­odo de 2005 a 2009. Coordenadora responsável pelo setor de avaliação e pesquisa do Centro de Educação a Distância da PUC-PR no perí­odo de 2002 a 2003. Professora da UFSC nos programas de Mestrado em Mí­dia e Conhecimento no perí­odo de 1999 a 2002. Gestora de projetos de utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para oferta de disciplinas a distância em cursos superiores. Diretora da área de Educação da PUCPR no perí­odo de 1995 a 1999 e de 2003 a 2005. Membro do conselho diretor da PUCWEB no perí­odo de 2003 a 2005.Coordenadora do curso de Pedagogia no perí­odo de 2010 a 2014. Possui livros e capí­tulos de livros publicados na Republica Dominicana, no Peru, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Colômbia, no México, em Portugal, e no Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, formação profissional, formação de professores, educação superior.

Marilda Aparecida Behrens, PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO PARANA

Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973),Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currí­culo) pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currí­culo) pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-Doutora pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal orientado pela Profª Drª Ariana Cosme. Desde 1975 atua na Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. Dentre outras atividades destaca a docência No Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Exerceu funções na gestão superior por 25 anos na PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de professores, prática pedagógica, paradigmas e metodologias inovadoras. Coordena o GRUPO PEFOP- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores e atua como vice pesquisadora no grupo PRAPETEC-Prática Pedagógicas com Tecnologias. Coordena uma REDE de Pesquisa em Formação de professores do Brasil e de Portugal, que investiga novos paradigmas da educação, dos quais, destacam-se o paradigma da complexidade e a transdisciplinaridade (MORIN), e da educação transformadora (FREIRE). Coordena a rede pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná- PUCPR, com envolvimento da Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Universidade Aberta de Portugal incluindo outros grupos de pesquisa brasileiros, como a Universidade Federal do Paraná-UFPR, a Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR-União da Vitória. Pesquisadora e avaliadora parecerista do CNPq com pesquisa aprovada. Pesquisadora Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Ní­vel 2.

Downloads

Publicado

07-02-2023

Como Citar

Trindade, S. P., Torres, P. L. ., & Behrens, M. A. . (2023). Percepções e reflexões sobre o pensamento complexo trandisciplinar e a aprendizagem colatorativa na formação docente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10527 . Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10527

Edição

Seção

Artigos