Prática pedagógica como território de construções coletivas e colaborativas na formação de professores de português como lí­ngua adicional na Colômbia

Autores

  • Luciana Andrade Stanzani Universidad de los Andes

Resumo

A formação de professores é um processo contí­nuo e transversal à trajetória profissional. Consequentemente, a prática pedagógica é relevante na formação docente. Esta pesquisa se propôs a reconhecer quais são e como interagem os aspectos dessa prática que contribuem para a formação de professores. Por meio de um estudo qualitativo baseado na metodologia da teoria fundamentada, foram entrevistados 25 professores de Português como Lí­ngua Adicional em seis cidades colombianas. Como resultado, evidenciou-se que as aulas são territórios práticos que possibilitam um processo coletivo e colaborativo de formação. Nesse sentido, a troca de experiências entre professores e o diálogo com os estudantes são fatores fundamentais para o aprendizado da docência. Em conclusão, foi possí­vel reconhecer que a formação de professores deve conciliar conhecimentos teóricos com práticas pedagógicas situadas, mas sobretudo promover a interlocução entre colegas e estudantes para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Luciana Andrade Stanzani, Universidad de los Andes

Doutora em Educação, Universidad de los Andes, Colômbia. Coordenadora pedagógica da área de Português, Departamento de Lenguas y Cultura, Universidad de los Andes, Colômbia.

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Publicado

15-11-2023

Como Citar

Andrade Stanzani, L. (2023). Prática pedagógica como território de construções coletivas e colaborativas na formação de professores de português como lí­ngua adicional na Colômbia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10522. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10522

Edição

Seção

Artigos