A relação entre a função docente e o reconhecimento social dos professores

Autores

  • Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Nilzilene Imaculada Lucindo Universidade Federal de Ouro Preto/Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva Universidade de Brasí­lia - UnB
  • Célia Maria Fernandes Nunes Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

Nesse ensaio teórico, discutimos a relação entre a função docente e o reconhecimento social dos professores. Procuramos compreender quais são os aspectos que conferem especificidade à docência e demarcam o lugar social ocupado pelos professores na atualidade com o objetivo de responder a algumas inquietações: Qual é a função do professor? Esta profissão é reconhecida socialmente? Partimos do princí­pio de que há uma relação entre a ausência de uma definição clara acerca da função docente e o pouco reconhecimento social do professor. Argumentamos que a função docente reside, precipuamente, no ato de ensinar. Baseando-nos nos estudos de Freire (2005a, 2005b, 2006), Arroyo (2011), Gadotti (2011), Roldão (2007), entre outros autores, destacamos o caráter polí­tico-pedagógico do ensino para a construção de uma educação libertadora, democrática, emancipatória. Nessa perspectiva, o ato de ensinar se constitui como atividade complexa, que demanda uma série de exigências em consonância com a formação humana. Palavras-chave: Função docente. Ensino. Reconhecimento social.

Biografia do Autor

Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestra em Educação pela UFOP e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI) da UFOP. Atua como professora de educação infantil da rede municipal de Mariana, MG.

Nilzilene Imaculada Lucindo, Universidade Federal de Ouro Preto/Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente, é professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e também trabalha como Secretária Executiva no MHNJB (Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de MInas Gerais - UFMG), atuando no Centro de Extensão/Setor Educativo.

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Universidade de Brasí­lia - UnB

Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2008). É professora Associada - DE da Universidade de Brasí­lia - UnB no Departamento de Administração e Planejamento - PAD da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Formação de Professores. Coordena o grupo de pesquisa GEPFAPe - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos.Pós-doutorado na Universidade de Campinas/Faculdade de Educação sob a supervisão do professor Dr. Luiz Carlos de Freitas. Coordenadora do GT-08 - Formação de professores da Anped. Pesquisadora Produtividade do CNPq.

Célia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora Titular Emérita da Universidade Federal de Ouro Preto. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1987), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indiví­duo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1995), Doutorado em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), Pós Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais ( 2010) e Universidad Nacional de General Sarmiento. (2018). Professora e pesquisadora voluntária junto ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UFOP) e Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (PPGEM/ UFOP). É vice Lider do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente (FOPROFI/DEEDU/UFOP), membro do Grupo de Pesquisas sobre Condição e Formação Docente (PRODOC /FAE/UFMG), membro da Red Docente de América Latina y el Caribe (KIPUS) e Rede Latinoamericana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO) . Tem experiência na área de Educação desenvolvendo tanto atividades administrativas no ensino superior como de ensino, pesquisa e extensão nas áreas e temas: formação inicial e continuada de professores , profissão docente, saberes docentes, prática pedagógica, educação de jovens e adultos , avaliação, polí­tica e gestão educacional.

Downloads

Publicado

15-11-2023

Como Citar

Moutinho Gomes, V. A. F., Lucindo, N. I., Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, K. A., & Fernandes Nunes, C. M. (2023). A relação entre a função docente e o reconhecimento social dos professores. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10502

Edição

Seção

Artigos