Trabalho no ensino fundamental e as influências na saúde do docente

Autores

  • Vanessa Ramos Lourenço Universidade Federal Fluminense
  • Geilsa Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense
  • Adriana Loureiro da Cunha Universidade Castelo Branco
  • Suellen Gomes Barbosa Assad Universidade Federal Fluminense

Resumo

Objetivo: refletir sobre a relação entre a profissão no ensino fundamental na escola pública e a saúde mental do docente. Método: trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, fundamentada nos conceitos da Psicodinâmica do Trabalho de Christophe Dejours, para compreender as influências do trabalho no ensino fundamental e os impactos na saúde mental do docente. Resultados e Discussão: partindo do conhecimento teórico da Psicodinâmica do Trabalho, as influências apontadas foram: a organização do trabalho, a sobrecarga de tarefas, desgastes do ambiente escolar, a falta de participação dos pais e responsáveis, e as vivências familiares dos discentes. Considerações finais: Identificou-se que os fatores caracterí­sticos da profissão no ensino fundamental da escola pública, impactam na dinâmica dentro da escola e no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, gerando frustração do trabalho docente, consequentemente afetando a sua saúde mental.

Biografia do Autor

Vanessa Ramos Lourenço, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga, mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde.

Geilsa Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e membro do Corpo Permanente do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde e do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Doutorado em Enfermagem (UFRJ)

Adriana Loureiro da Cunha, Universidade Castelo Branco

Professora Auxiliar. Doutorado em Enfermagem (UERJ)

Suellen Gomes Barbosa Assad, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

Lourenço, V. R., Valente, G. C., Cunha, A. L. da, & Assad, S. G. B. (2024). Trabalho no ensino fundamental e as influências na saúde do docente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 10460 . Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10460

Edição

Seção

Artigos