A famí­lia está digitando... As comunidades virtuais de famí­lias no WhatsApp em escolas e seus desdobramentos para a coordenação pedagógica

Autores

  • Diana da Veiga Mandelert Uerj
  • Marcelo Mocarzel UCP

Resumo

Esta pesquisa, realizada no ano de 2019, a partir de entrevistas com coordenadores pedagógicos de escolas privadas de classe média alta de um municí­pio da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, buscou compreender como os célebres "grupos de pais do Whatsapp", aqui denominados de comunidades virtuais de famí­lia (CVF), interferiram na relação entre famí­lia e escola e, mais especificamente, no trabalho da coordenação pedagógica. Foi realizada uma discussão sobre a relação famí­lia-escola, com base na sociologia da educação e uma caracterização das mí­dias digitais. Como principais achados do campo, constatou-se que as comunidades virtuais das famí­lias deram ainda mais complexidade à relação famí­lia escola. Grande parte dos coordenadores pedagógicos não se sentem preparados para lidar com essa nova maneira de interação, por isso nem participam das comunidades. Enxergam mais aspectos negativos que positivos nas CVF, sendo destaque a ampliação e disseminação de problemas particulares e pontuais, apesar de reconhecerem sua força no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Diana da Veiga Mandelert, Uerj

Doutora em Educação (PUC-Rio). Professora adjunta da Uerj.

Marcelo Mocarzel, UCP

Doutor em Comunicação (PUC-Rio). Professor do PPGE-Unesa e do PPGE-UCP.

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Publicado

22-10-2023

Como Citar

Mandelert, D. da V., & Mocarzel, M. (2023). A famí­lia está digitando. As comunidades virtuais de famí­lias no WhatsApp em escolas e seus desdobramentos para a coordenação pedagógica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10406. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10406

Edição

Seção

Artigos