Os estilos de aprendizagem de estudantes universitários do curso de Tecnologia em Secretariado da Universidade Federal do Amapá

Autores

  • Viviane Silva da Silva Universidade Federal do Amapá, Unifap
  • Eduardo César Pereira Souza Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210188

Resumo

Este trabalho objetiva conhecer os estilos de aprendizagem de discentes do curso de Tecnologia em Secretariado, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), dentre os quatro possí­veis: acomodador, assimilador, convergente e divergente. Em se tratando da metodologia, é um estudo de abordagem qualitativa do problema e, ainda, de natureza descritiva, com corte transversal na análise dos dados. Como principais resultados, descobriu-se que os estilos predominantes foram assimilador e divergente, ou seja, aqueles que gostam de ter vivências de aprendizagem baseadas na experiência concreta e na observação reflexiva. Apesar disso, é preciso lembrar que, mesmo percebendo certa predominância de estilos entre os acadêmicos do curso, o professor, em conjunto com a Coordenação do Curso, pode desenvolver e implementar novos mecanismos de aprendizagem, especialmente para os conteúdos abordados em sala de aula, equilibrando de forma mais ou menos igual os quatro estilos, não privilegiando qualquer um deles. Palavras-chave: Estilos de aprendizagem. Learnig Style Inventory (LSI). Tecnologia em Secretariado.

Biografia do Autor

Viviane Silva da Silva, Universidade Federal do Amapá, Unifap

Graduada em Tecnologia em Secretariado pela Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Eduardo César Pereira Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutorando em Linguí­stica e Lí­ngua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Mestre em Linguí­stica pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), Especialista em Metodologia do Ensino de Lí­ngua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional Uninter e Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Graduando em Letras Espanhol na Universidade Estácio de Sá.

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora (2013) e Mestre (2004) em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Especialista (2001) em Qualidade nas Organizações (Lato sensu), graduada (2002) em Administração pela Universidade Nove de Julho e graduada (1997) em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente é Professora na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (desde maio de 2014), com atuação nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Administração. É avaliadora Institucional do INEP/MEC. Está como Coordenadora do grupo de pesquisa, criado em 2016, denominado Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado - PPGSEC, vinculado ao Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Downloads

Publicado

18-09-2022

Como Citar

Silva, V. S. da, Souza, E. C. P., & Martins, C. B. (2022). Os estilos de aprendizagem de estudantes universitários do curso de Tecnologia em Secretariado da Universidade Federal do Amapá. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 200–217. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210188

Edição

Seção

Artigos