Deslocamento de sentidos no contexto da reforma do Ensino Médio: anotações sobre a flexibilidade curricular e o conhecimento no âmbito do currículo
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210130Resumo
O trabalho investiga os sentidos que vêm sendo disputados acerca da flexibilidade curricular no âmbito da recente reforma do Ensino Médio brasileiro. A investigação foi conduzida por meio da análise dos documentos oficiais das reformas recentes envolvendo o Ensino Médio, focalizando os efeitos do embate disciplinas escolares x áreas do conhecimento e seus atravessamentos pelo discurso das competências e habilidades, sobre os sentidos para o conhecimento, no âmbito do currículo. As análises foram conduzidas a partir de uma abordagem discursiva para o currículo, que põem em diálogo as teorizações de Michel Foucault, com curriculistas tais, como Thomas Popkewitz e Stephen Ball, além de historiadores do presente, com destaque para Reinhart Koselleck. A investigação indica que a retórica da flexibilidade curricular, que legitima os discursos oficiais da reforma, traz sob sua superfície a materialização do estreitamento curricular e a institucionalização da desigualdade de acesso ao conhecimento na Educação Básica. Palavras-chave: Flexibilidade curricular. Reforma do Ensino Médio. História do Currículo. Políticas de currículo.Downloads
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