Revisão Sistemática da Literatura (RSL) na Educação de Surdos: a produção de ví­deos pelos professores intérpretes de Libras

Autores

  • Ana Cláudia Lins Borges Universidade Federal de Pernambuco
  • Thelma Panerai Alves Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Neste estudo, apresentamos o resultado da Revisão Sistemática da Literatura (RSL) aplicada à pesquisa de mestrado intitulada Educação de Surdos: a produção dos ví­deos pelos professores intérpretes de Libras. Como o ví­deo é um artefato bastante difundido na Comunidade Surda, por sua facilidade de manuseio e por proporcionar que o discurso em Libras seja gravado e compartilhado com maior rapidez e veracidade, consideramos a necessidade de realizar este estudo com o intuito de analisar o que os professores estão produzindo, na área da Educação de Surdos, com ví­deos. A RSL apresentada neste artigo tenta organizar e sistematizar os resultados encontrados nas buscas realizadas em diferentes repositórios, apresentando um protocolo detalhado ao longo das sessões do artigo. Os resultados demonstram que os estudos nesta área ainda são escassos e necessitam de mais investigação. Palavras-chave: Revisão Sistemática da Literatura. Educação de Surdos. Produção de Ví­deos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Lins Borges, Universidade Federal de Pernambuco

Pesquisadora da área de Educação Inclusiva, Acessibilidade Comunicacional para Surdos, Tecnologia e Narrativas Digitais. Licenciada em Pedagogia pela UFPE (2013) e Especialista em Educação Inclusiva e Coordenação Pedagógica (2014). Mestre em Educação Matemática e Tecnológica -UFPE (2021). Multiplicadora Educamí­dia (2021) Atualmente trabalha como Intérprete de Libras em eventos educacionais; como Professora de Libras da Prefeitura do Ipojuca (PE) e Instrutora de Libras na rede Estadual de Pernambuco.

Thelma Panerai Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrado e doutorado em Inovação Educativa (Universidad de Deusto, Bilbao, Espanha). Licenciada em Letras, com especialização em Linguí­stica. Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC). Estuda tecnologias digitais na educação; redes sociais e digitais na educação; formação online; cultura digital; e mediações interculturais. Principais áreas de interesse: estruturas narrativas digitais, narrativas transmí­diáticas e storytellings, etnografias digitais, metodologias audiovisuais participativas, feminismos e interculturalidades.

Downloads

Publicado

15-10-2022

Como Citar

Borges, A. C. L., & Alves, T. P. (2022). Revisão Sistemática da Literatura (RSL) na Educação de Surdos: a produção de ví­deos pelos professores intérpretes de Libras. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 285–299. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10366

Edição

Seção

Artigos