A proposta do Programa Mais Educação para introdução da capoeira na escola: reflexões sobre as possibilidades e limites do trabalho com a cultura afro-brasileira no espaço escolar.
Resumo
A educação brasileira tem sido marcada pela emergência da etnicidade afro-brasileira. Verifica-se, sobretudo nos primeiros anos do século XXI, a multiplicação de políticas e ações educacionais que têm como foco o grupo étnico afro-brasileiro. Entre essas ações e políticas destacam-se a Lei 10639/03, responsável por modificar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e as ações afirmativas destinadas à população negra no ensino superior. Diante deste novo contexto, este artigo, a partir do diálogo com os trabalhos de (ANDERSON, 1989), (DAMATTA, 2000), (HOBSBAWN, 1997) e (SEYFERTH, 1989) se propõe a discutir a proposta do Programa Mais Educação para introdução da capoeira no espaço escolar, com objetivo de analisar e discutir os caminhos tecidos para o diálogo contemporâneo entre a escola e a cultura afro-brasileira. As considerações iniciais da pesquisa apontam para possibilidade de construção de novas narrativas sobre o negro no espaço escolar e a veiculação de imagens valorativas em relação à cultura afro-brasileira na escola. No entanto, percebem-se, também, desafios no que concerne ao investimento em atividades que podem colaborar para o fortalecimento da cultura afro-brasileira na escola e dificuldades para superação da intolerância aos símbolos da religiosidade afro-brasileira presentes na capoeira.Downloads
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