Outra vez, o curso de Pedagogia: tradições e contradições no contexto da Resolução 02/2019 do CNE
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210161Resumo
Neste texto, são analisadas as implicações da Resolução 02/2019, do Conselho Nacional de Educação, no curso de Pedagogia. Pressupõe-se que essa Resolução radicaliza a desconfiguração do curso pela via da centralidade de uma formação docente estruturada em competências associadas à BNCC, aprofundando a crise identitária sobre as finalidades formativas, saberes estruturantes e perfil profissional da/o pedagoga/o. Nesse sentido, propõe-se que o curso de Pedagogia seja examinado sob a perspectiva da sua relação com o campo da Pedagogia, compreendida como ciência da educação. Tal relação evidencia a complexidade da formação de pedagogas/os no que concerne a diferentes âmbitos de atuação profissional e ao estatuto ético-político da Pedagogia. Aponta-se que da Resolução 02/2019 emana uma tendência neotecnicista que simplifica a formação docente para as etapas iniciais da Educação Básica e, mais do que isso, ignora as especificidades da gestão educativa e da educação não escolar como dimensões inerentes da formação em Pedagogia. Palavras-chave: Pedagogia. Formação docente. Currículo.Downloads
Publicado
12-03-2022
Como Citar
Rolim de Lima Severo, J. L., & Pimenta, S. G. (2022). Outra vez, o curso de Pedagogia: tradições e contradições no contexto da Resolução 02/2019 do CNE. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 06–21. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210161
Edição
Seção
Artigos