A educação de surdos durante o ensino remoto emergencial: artes e visualidades em uma pesquisa-formação
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210171Resumo
A pandemia da Covid-19 ressignificou a educação mundial, demandando novas táticas para promoção do ensino e da aprendizagem em atividades pedagógicas não presenciais. A presente pesquisa busca compreender como elaborar atividades remotas que auxiliem os docentes com estratégias específicas para a educação de surdos na área de Artes, e quais saberes uma professora de Artes precisa mobilizar para colaborar com a aprendizagem surda? A pesquisa-formação é a metodologia escolhida, por proporcionar a possibilidade de pesquisar os processos formativos e suscitar reflexões sobre a experiência. Dividimos as discussões do artigo em duas partes: apresentação do dispositivo de pesquisa e a narrativa da autoformação da professora-pesquisadora. Os resultados giraram em torno do compartilhamento de atividades pedagógicas com foco nas visualidades e das aprendizagens construídas ao longo desse processo, como a ampliação dos conhecimentos sobre educação online, Libras, gravação e edição de vídeos. Palavras-chave: Educação de surdos. Educação artística. Ensino remoto emergencial. Pesquisa-formação. Visualidade surda.Downloads
Publicado
21-09-2022
Como Citar
Martins, V., & Quattrer, M. (2022). A educação de surdos durante o ensino remoto emergencial: artes e visualidades em uma pesquisa-formação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 186–209. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210171
Edição
Seção
Artigos