A Ciência e os Estudantes de Licenciatura: um estudo comparativo de representações sociais na UFCG

Autores

  • André Augusto Diniz Lira Universidade Federal de Campina Grande
  • Erika dos Reis Gusmão Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Emília Rita de Araújo Neta Hospital Metropolitano Dom Jose Maria Pires

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar as representações sociais sobre ciência de licenciandos de Ciências Sociais, História, Letras (Português) e Pedagogia da UFCG. Participaram da pesquisa 244 licenciandos, sendo 154 ingressantes (G1) e 90 pré-concluintes e concluintes (G2). Aplicou-se uma Associação Livre de Palavras, um questionário, um Teste do Núcleo Central e foram realizados Grupos Focais. Para os ingressantes, a representação social de ciência tem como núcleo central os elementos Pesquisa, Conhecimento e Estudo, já para os pré-concluintes e concluintes apenas os elementos Pesquisa e Conhecimento; retratando-se, na trajetória acadêmica, diferentes enfoques na apreensão do objeto representado, mais centrado no G1 na perspectiva estudantil. Para o G2, o conhecimento é um agregador de sentidos da prática cientí­fica. Os dois grupos consideram que as ciências humanas ocupam um lugar de desprestí­gio na relação ciência-poder, mas não têm uma visão ampla das relações de poder instituí­das no fazer cientí­fico. Palavras-chave: Representações Sociais. Ciência. Formação docente.

Biografia do Autor

André Augusto Diniz Lira, Universidade Federal de Campina Grande

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFCG. Pós-doutorado em Educação na Fundação Carlos Chagas. Pós-doutorado em Linguí­stica Aplicada na UFRN. Doutor em Educação pela UFRN. Tutor do PET Pedagogia da UFCG. Lí­der do Grupo de Pesquisa Sociedade, Cultura e Educação da UFCG (GPSCE).

Erika dos Reis Gusmão Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular da UFRN. Atua como docente permanente no Programa de Pós-gradução em Educação da UFRN. Doutorado em Educação pela UFRN. Pós-doutorado em Formação de Professores no Ensino Superior pela UFSCar/SO. Foi Chefe do Departamento de Fundamentos e Polí­ticas da Educação (2013/2015) e Pró- Reitora Adjunta de Graduação da UFRN (2015-2019).

Emília Rita de Araújo Neta, Hospital Metropolitano Dom Jose Maria Pires

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Campina Grande na Paraí­ba (UFCG). Possui especialização em Psicologia Hospitalar pela UniFavip-Wyden de Caruaru, Pernambuco. Pesquisa temas pertinentes a área da saúde e educação. Atualmente é coordenadora do setor de Psicologia no Hospital Municipal Santa Isabel e psicóloga no Hospital Metropolitano Dom Jose Maria Pires, ambos na Paraí­ba.

Downloads

Publicado

25-06-2022

Como Citar

Diniz Lira, A. A., dos Reis Gusmão Andrade, E., & de Araújo Neta, E. R. (2022). A Ciência e os Estudantes de Licenciatura: um estudo comparativo de representações sociais na UFCG. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(58), 345–365. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10030

Edição

Seção

Artigos