A Ciência e os Estudantes de Licenciatura: um estudo comparativo de representações sociais na UFCG

Autores

  • André Augusto Diniz Lira Universidade Federal de Campina Grande
  • Erika dos Reis Gusmão Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Emília Rita de Araújo Neta Hospital Metropolitano Dom Jose Maria Pires

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210157

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar as representações sociais sobre ciência de licenciandos de Ciências Sociais, História, Letras (Português) e Pedagogia da UFCG. Participaram da pesquisa 244 licenciandos, sendo 154 ingressantes (G1) e 90 pré-concluintes e concluintes (G2). Aplicou-se uma Associação Livre de Palavras, um questionário, um Teste do Núcleo Central e foram realizados Grupos Focais. Para os ingressantes, a representação social de ciência tem como núcleo central os elementos Pesquisa, Conhecimento e Estudo, já para os pré-concluintes e concluintes apenas os elementos Pesquisa e Conhecimento; retratando-se, na trajetória acadêmica, diferentes enfoques na apreensão do objeto representado, mais centrado no G1 na perspectiva estudantil. Para o G2, o conhecimento é um agregador de sentidos da prática cientí­fica. Os dois grupos consideram que as ciências humanas ocupam um lugar de desprestí­gio na relação ciência-poder, mas não têm uma visão ampla das relações de poder instituí­das no fazer cientí­fico. Palavras-chave: Representações Sociais. Ciência. Formação docente.

Biografia do Autor

André Augusto Diniz Lira, Universidade Federal de Campina Grande

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFCG. Pós-doutorado em Educação na Fundação Carlos Chagas. Pós-doutorado em Linguí­stica Aplicada na UFRN. Doutor em Educação pela UFRN. Tutor do PET Pedagogia da UFCG. Lí­der do Grupo de Pesquisa Sociedade, Cultura e Educação da UFCG (GPSCE).

Erika dos Reis Gusmão Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular da UFRN. Atua como docente permanente no Programa de Pós-gradução em Educação da UFRN. Doutorado em Educação pela UFRN. Pós-doutorado em Formação de Professores no Ensino Superior pela UFSCar/SO. Foi Chefe do Departamento de Fundamentos e Polí­ticas da Educação (2013/2015) e Pró- Reitora Adjunta de Graduação da UFRN (2015-2019).

Emília Rita de Araújo Neta, Hospital Metropolitano Dom Jose Maria Pires

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Campina Grande na Paraí­ba (UFCG). Possui especialização em Psicologia Hospitalar pela UniFavip-Wyden de Caruaru, Pernambuco. Pesquisa temas pertinentes a área da saúde e educação. Atualmente é coordenadora do setor de Psicologia no Hospital Municipal Santa Isabel e psicóloga no Hospital Metropolitano Dom Jose Maria Pires, ambos na Paraí­ba.

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Publicado

25-06-2022

Como Citar

Diniz Lira, A. A., dos Reis Gusmão Andrade, E., & de Araújo Neta, E. R. (2022). A Ciência e os Estudantes de Licenciatura: um estudo comparativo de representações sociais na UFCG. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(58), 345–365. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210157

Edição

Seção

Artigos