Identificação de ferramentas para rastreio do Transtorno do Espectro Autista em adolescentes escolares: uma revisão integrativa

Autores

  • Marcia Helena Rodrigues de Freitas Arend Universidade Federal do Pampa
  • Rodrigo de Souza Balk Universidade Federal do Pampa
  • Eduardo Timm Maciel Universidade Federal do Pampa
  • Susane Graup Universidade Federal do Pampa

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma revisão integrativa de literatura acerca da disponibilidade de ferramentas para rastreio do Transtorno do Espectro Autista, que possam ser adotadas por profissionais das áreas da educação e saúde. Elaborada por meio da busca e sí­ntese dos resultados de estudos publicados relacionados ao tema, a pesquisa foi realizada na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde e utilizou-se da seguinte estratégia de busca: Transtorno do Espectro Autista; Instrumento de Triagem Cognitiva; educadores; profissional saúde, indexados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e no Medical Subject Headings (MeSH). Assim, cobrindo o perí­odo de 2015 até junho de 2021 nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram encontrados 22 artigos, dos quais 06 artigos preencheram os critérios de elegibilidade, sendo selecionados e analisados. Os resultados apontam para uma carência de ferramentas para rastreio do autismo a partir dos 12 anos de idade, principalmente, acessí­veis aos profissionais da educação. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Instrumento de Triagem Cognitiva. Educadores. Profissional Saúde.

Biografia do Autor

Marcia Helena Rodrigues de Freitas Arend, Universidade Federal do Pampa

Doutorado em andamento em Educação em Ciência: Quí­mica da Vida e Saúde. Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

Rodrigo de Souza Balk, Universidade Federal do Pampa

Pesquisador. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Ciências Biológicas: Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Ciências Biológicas: Bioquí­mica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é professor associado com dedicação exclusiva da Universidade Federal do Pampa na área de Fisioterapia e orientador no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências`: Quí­mica da Vida e Saúde. Lí­der do Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Neurofuncional (GPFIN), membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Promocão e Educação em Saúde (GEPPES). Tutor PET MEC do Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC). Autor do livro Práticas Integradas em Saúde Coletiva - um olhar para a interprofissionalidade e multiprofissionalidade pela editora Appris. Tem experiência na área de Neurociências e Bioquí­mica envolvendo estresse e comportamento. Na área de Fisioterapia apresenta experiência em Fisioterapia Neurológica e Fisioterapia Aquática. Na área de ensino tem experiência em formação de professores, estudo de processos de ensino e aprendizagem e educação em saúde ou promoção da saúde no ambiente escolar.

Eduardo Timm Maciel, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atualmente é Residente em Saúde Mental (UNIPAMPA) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ergonomia (GEPER) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (GEPPES), ambos da UNIPAMPA.

Susane Graup, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Educação Fí­sica - Licenciatura Plena(2004) e especialização em Atividade Fí­sica, Desempenho motor e saúde (2006), pela Universidade Federal de Santa Maria. Concluiu o mestrado em Educação Fí­sica (2008) na área de Cineantropometria e Desempenho Humano e o Doutorado em Engenharia de Produção (2012) na área de Ergonomia na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do Curso de Educação Fí­sica, da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Pampa e do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Atividade Fí­sica e Saúde, Desenvolvimento Motor, Educação e Saúde e Educação Fí­sica Adaptada.

Downloads

Publicado

09-07-2022

Como Citar

Arend, M. H. R. de F., Balk, R. de S., Maciel, E. T., & Graup, S. (2022). Identificação de ferramentas para rastreio do Transtorno do Espectro Autista em adolescentes escolares: uma revisão integrativa. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 130–146. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10027

Edição

Seção

Artigos