O impacto psicossocial da pandemia nos processos de escolarização: reflexões sobre a educação básica oferecida em escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210142Resumo
Este artigo apresenta reflexões e proposições sobre os impactos da pandemia na vida de estudantes e profissionais da educação básica brasileira. Toma por base a experiência das autoras em atuação e pesquisa em escolas públicas do Estado de São Paulo. Dá destaque às vivências dos sujeitos que têm suas vidas transformadas diante do súbito fechamento das escolas e da necessidade de mudar o ensino para a modalidade remota. Destarte as dificuldades e sofrimento que passam a caracterizar a vidas das pessoas e as dinâmicas escolares, as autoras destacam as possibilidades de transformação que essa experiência pode gerar, a partir do compromisso e envolvimento dos atores escolares, do sistema de ensino, das famílias, da comunidade e da sociedade como um todo no enfrentamento das questões que derivam da vivência da pandemia. Palavras-chave: Educação básica. Escola Pública. Pandemia. Sofrimento psicossocial. Mudanças.Downloads
Publicado
25-06-2022
Como Citar
Placco, V. M. N. de S., & de souza, vera T. (2022). O impacto psicossocial da pandemia nos processos de escolarização: reflexões sobre a educação básica oferecida em escolas públicas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(58), 19–34. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210142
Edição
Seção
Seção temática